Vereadores de Lauro avaliam resultado das eleições presidenciais

Foto: ASCOM/CMLF

As eleições deste ano e o futuro do país foram tema de análises variadas de parlamentares, na sessão desta quarta-feira (31). O vereador Doutor Emanuel acredita que não se pode criticar um governo que ainda nem tomou posse e que o resultado da eleição representa a vontade da maioria e deve ser respeitado.

A vereadora Luciana Tavares lembrou casos de violência e intolerância durante a campanha eleitoral e fez um paralelo entre o momento atual do Brasil e o período do golpe militar, para afirmar que voltamos a 1964. “Armar a polícia ainda mais e armar a população não são sinônimos de segurança e nem de transformação social”, disse o vereador Edivaldo Palhaço.

A vereadora Mirian Martinez declarou respeito ao resultado das urnas, mas que também está muito triste com a situação. Para o vereador Roque Fagundes, o que está em jogo é a sobrevivência da classe dominante, que se vê ameaçada quando aparecem grupos que contestam o sistema.

Projetos de Lei

A pauta da sessão teve 18 proposições, entre elas três Projetos de Lei do Legislativo, todos de autoria de Luciana Tavares. O primeiro cria um aplicativo para celulares chamado “Basta”, para ser mais uma ferramenta de defesa para a mulher em situação de violência ou grave ameaça; o segundo, institui o “Fórum Municipal de enfrentamento à violência e extermínio da juventude negra”, no intuito de unir sociedade civil e poderes públicos na busca por soluções.

O terceiro PLL institui o “Fórum de proteção, preservação e despoluição dos rios vivos”, com o objetivo de conscientizar a população junto ao poder público, através de suas secretarias, câmara do município, escolas municipais, comunidades de pescadores, movimentos sociais, associações, empreendimentos culturais e toda população, para que se busque a conservação e preservação dos rios.

Os três PLL serão encaminhado à apreciação das Comissões técnicas do Legislativo, antes de voltarem a Plenário para votação. Foram aprovados nove Indicações e seis Requerimentos à prefeita Moema Gramacho, além de uma Moção de Congratulação, do vereador Fausto Franco, pela passagem do Dia do Servidor Público, 28 de outubro.

Curtas da sessão

*Fausto Franco requer a criação do programa “SOS idosos desaparecidos”; e indica a criação do “Programa de incentivo à prática de futebol feminino”.

*Mirian Martinez requer a construção de quebra-molas com redutores de velocidades, pintura de faixa de pedestre, e a colocação de placas de sinalização, em frente à escola municipal Paulo Freire (Itinga); e indica informações e providencias para a instalação junto à Caixa Econômica Federal, de uma unidade da Loteria no bairro do Caixa d’Agua.

*Débora Régis requer obras de recapeamento asfáltico na Rua Segunda Travessa Vila Praiana; e indica a construção de passeios e meios fios com acessibilidade e piso tátil em toda a área de acesso do Restaurante Popular.

*Roque Fagundes requer à Casa Legislativa que reserve o plenário para a sessão especial do Novembro Negro, no próximo dia 22, às 18 horas; e indica implantar o curso de culinária baiana na cozinha comunitária de Itinga.

*Coca Branco requer a regularização e licenciamento das cinco motocicletas 0 km adquiridas para a Guarda Municipal, e que sejam colocadas em circulação para auxílio das atividades da corporação; e indica que determine a publicidade nos meios determinados por lei, acerca do inteiro teor do contrato de locação ou termo de uso do imóvel sito à Rua André L. R. Fontes, endereço para a qual foi transferida a sede da Guarda, firmado, ou a ser, com a prefeitura.

*Edivaldo Palhaço requer que seja analisada a possibilidade de revisão por parte da equipe técnica sobre o valor do Bolsa Aluguel; e indica requalificar e implantar parque infantil e academia popular no bairro do Jardim Castelão.

*Edilson Ferreira indica providências para inibir a ação de condutores de veículos que trafegam na contramão no trecho da Avenida Luiz Tarquínio Pontes, em frente ao supermercado G. Barbosa.

*Naide Brito indica serviços de infraestrutura e recapeamento asfáltico, na Rua Geraldo Santos Brandão (nome antigo: Rua Antônio Teixeira), Buraquinho.

Comente

Be the first to comment on "Vereadores de Lauro avaliam resultado das eleições presidenciais"

Deixe uma resposta