Inema realiza nova fase da Operação Mata Atlântica

Foto: ASCOM/INEMA

No mês de outubro foi realizada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema mais uma fase da Operação Mata Atlântica – Etapa Baixo Sul / Vale do Jequiriçá, com a participação do IBAMA e da CIPPA/PMBA e apoio do Ministério Público Estadual.

As equipes dos órgãos fiscalizaram propriedades rurais nos municípios do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá (Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Itubera, Ubaíra, Presidente Tancredo Neves, Jiquiriçá, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Gandu, Cravolândia, Mutuípe e Jaguaripe), onde foram identificados, através do monitoramento da cobertura vegetal realizado pelo órgão estadual, indícios de desmatamento em Mata Atlântica e confirmaram a supressão em 222 hectares, que em sua maioria ocorreu para conversão do solo para plantio de banana. Durante a atividade, os órgãos visitaram também serrarias da região, para comprovar a origem florestal das madeiras comercializadas nos estabelecimentos.

A ação culminou na aplicação de autos de infração e notificações, dentre os quais a apreensão de motosserras e retroescavadeira flagradas em uso no desmatamento das áreas, apreensão de aproximadamente 70 m³ de madeira nativa originária da Mata Atlântica da região e também madeira nativa da Floresta Amazônica, sendo esta comercializada sem o Documento de Origem Florestal – DOF exigido pela legislação.

O sucesso da operação se deve ao trabalho conjunto realizado entre os órgãos, que têm se empenhado em aperfeiçoar as ações de monitoramento da cobertura vegetal nativa do Estado, se estruturando para reduzir o número de decrementos especialmente na Mata Atlântica, fortalecendo a atividade de fiscalização. Estas ações visão coibir o avanço dos desmatamentos ilegais, principal causa da perda de habitats naturais, perda da biodiversidade e consequente perda dos serviços ecossistêmicos deste importante bioma.

Comente

Be the first to comment on "Inema realiza nova fase da Operação Mata Atlântica"

Deixe uma resposta