Feriadão altera funcionamento dos serviços públicos em Lauro de Freitas

Foto: Edgard Copque

Com a previsão de sol forte durante o feriado prolongado da Proclamação da República (15 de novembro), mais de200 mil veículos devem passar pela Estrada do Coco, além do indicativo de praias lotadas. Para os moradores de Lauro de Freitas, a folga pode ser ainda mais longa. O dia 20 de novembro é feriado municipal da Consciência Negra.

Para garantir a tranquilidade dos munícipes e turistas, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai intensificar a fiscalização do trânsito com reforço nas equipes de agentes, além de seis viaturas operacionais, na guarda municipal e salva-vidas.

De acordo com o superintendente da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública-SETTOP, Smith Neto, a colaboração dos condutores é essencial para a segurança e fluidez nas vias. “É importante que haja consciência, atenção à sinalização e o condutor deve manter-se dentro do limite de velocidade, além de não ingerir bebida alcoólica nem usar o celular”. Na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), o limite de velocidade é de 60Km/h, nas vias internas de 50Km/h e 40Km/h.

Para quem for pegar um bronze, as praias estarão limpas e seguras. A Secretaria de Serviços Públicos vai manter a coleta de lixo e serviço de limpeza urbana normal com reforço nas praias. Já a Superintendência de Segurança Municipal vai intensificar sua atuação na orla, com o aumento do efetivo de salva-vidas distribuídos nos 7km das três praias do município.

“É importante que os banhistas fiquem atentos e respeitem a sinalização de perigo em alguns trechos das praias, além de redobrar a atenção com as crianças. Em caso de dúvidas teremos 30 salva-vidas de prontidão para atender aos banhistas”, destacou o diretor do grupamento Helton Gomes.

Outra opção de lazer, principalmente para as crianças, é o Parque Ecológico. Além de proporcionar o contato com a natureza o equipamento conta com uma estrutura de parque infantil, viveiro de plantas, borboletário, espaço zen, concha acústica e trilha ecológica. O parque vai funcionar todos os dias das 9h às 17h.

Outro órgão que estará de plantão para atender a população em caso de desastres ambientais é a Defesa Civil. Os canais de atendimento do órgão são os números telefônicos 199 ou 3288 -8628.

O que não funciona

Os órgãos da administração municipal, inclusive as Unidades de Saúde da Família estarão fechados entre os dias 15 e 18, retomam o funcionamento normal na segunda-feira (19) e fecham novamente na terça-feira (20), retornando na quarta (21). O mesmo calendário vale para o Restaurante Popular e Cozinha Comunitária de Itinga. Quem precisar de atendimento médico deve procurar as unidades de urgência e emergências do município, como a Upa de Itinga e o Pronto Atendimento Nelson Barros, no Centro.

Consciência Negra

Com 81% da população de origem afrodescendentes, Lauro de Freitas está entre as cidades mais negras do mundo fora da África. Com esse dado, o então vereador Lula Maciel propôs, em 2009, e a Câmara Municipal aprovou a decretação de feriado municipal para o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. Outros 435 municípios e quatro estados brasileiros – Alagoas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro –  adotaram o feriado.

A data rememora as lutas contra a escravidão e foi escolhida por ser o dia da morte do líber do quilombo de Palmares, Zumbi. No século XVII ele se insurgiu contra as expedições militares que pretendiam trazer negros refugiados nos quilombos de volta à escravidão. O dia é dedicado à reflexão sobre as desigualdades sociais e a inserção do negro na sociedade brasileira.

Comente

Be the first to comment on "Feriadão altera funcionamento dos serviços públicos em Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta