Febre Aftosa: Campanha de Vacinação segue até o dia 30/11

Foto: Divulgação

Com o foco em manter o status de estado livre da Febre Aftosa e consolidar o reconhecimento positivo, inclusive, internacionalmente como região que se preocupa com os cuidados com os animais, especialmente, o gado, a Bahia terá a segunda etapa de vacinação contra doença. O Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap) convoca os pecuarista para que sigam, rigorosamente, o calendário da Campanha de Vacinação que terá início nesta quinta-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. Além disso, o Fundap alerta quanto às demais obrigações estabelecidas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para o referido período.

De acordo com o diretor de Defesa Animal da ADAB, Rui Leal, a vacinação terá contribuição direta na manutenção do estado como zona livre da doença. “O nosso objetivo é manter o status de zona livre de Febre Aftosa concedido à Bahia, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 17º ano consecutivo. Essa meta estabelecida garante a manutenção de índices vacinais superiores a 90% e o cumprimento semestral das metas exigidas pelos organismos internacionais”, pontua.

Os responsáveis por animais que não vacinarem o rebanho durante o período da Campanha de vacinação, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose que também é obrigatória

Comente

Be the first to comment on "Febre Aftosa: Campanha de Vacinação segue até o dia 30/11"

Deixe uma resposta