Bahia vai sediar Jogos Universitários Brasileiros em 2019

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

A Bahia foi escolhida como estado-sede da próxima edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs). O anúncio oficial foi feito na noite desta sexta-feira (9), em Maringá, no Paraná, com presença de atletas, técnicos e dirigentes que estão na cidade participando do JUBs/2018.

As competições na Bahia, com realização programada para novembro do próximo ano, terão o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Universitária Baiana de Esportes.

Os JUBs são considerados a maior competição esportiva universitária da América Latina e reúnem, em uma única edição, mais de cinco mil alunos-atletas de todo o país, em 15 modalidades individuais e coletivas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos Fifa, League of Legends e do JUBs acadêmico.

Segundo o diretor da Sudesb, Elias Dourado, os JUBs são importantes para o desenvolvimento do desporto escolar e universitário. “É um momento muito especial para a Bahia, que já está consolidada como palco de grandes eventos esportivos desde 2013, com a realização dos jogos de futebol da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e, em 2019, a Copa América. Isso sem falar em eventos nacionais e internacionais de modalidades como o badminton, luta olímpica, judô, tênis de mesa e, mais recentemente, a etapa do brasileiro de ginástica rítmica. Por envolver diversas modalidades esportivas, sediar os Jogos Universitários Brasileiros será um enorme desafio, mas tenho certeza de que a Bahia fará os melhores jogos de todas as edições”, afirma Dourado. 

Reconhecimento 
No fim de outubro, representantes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alessandro Battiste Gomes (diretor de Esportes e Eventos) e Lucas Romariz Pontes (diretor de Marketing e Comunicação), estiveram na Bahia para realização de vistoria técnica dos equipamentos esportivos. 

Os dirigentes visitaram praças esportivas que deverão ser usadas para provas dos JUBs, a exemplo do Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, e do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, além do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras e da Piscina Olímpica da Bahia, na Bonocô, em Salvador.
“Sabemos da experiência que o estado tem de receber grandes eventos. A gente ficou muito feliz com a estrutura dos ginásios e da piscina e esperamos fazer um belíssimo evento”, destacou Battiste Gomes durante a vistoria.

Comente

Be the first to comment on "Bahia vai sediar Jogos Universitários Brasileiros em 2019"

Deixe uma resposta