Aprovada Indicação para ampliar ações destinadas à saúde do homem em Lauro

Foto: CMLF

Com o objetivo de ampliar e intensificar o cronograma das ações destinadas à saúde do homem, a Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (6), Indicação do vereador Tito Coelho à prefeita Moema Gramacho. “Precisamos de mais estratégias de atração do público masculino para os serviços de saúde e mudar os indicadores de doenças”, justificou o parlamentar, lembrando que o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) é um começo.

A vereadora Mirian Martinez destacou a importância dessas estratégias, porque o homem, em geral, tem dificuldade em procurar as unidades de saúde. Ela anunciou que o Legislativo fará uma sessão especial com especialistas e depoimentos, em data a ser definida, sobre prevenção e superação do câncer de próstata.

Foram apresentadas 28 proposições, 18 das quais aprovadas, entre Requerimentos e Indicações à prefeita e uma Moção de Congratulação ao dia 3 de novembro de 1930, quando é comemorado o dia do primeiro voto feminino no Brasil. A autoria é da presidenta da Casa, Naide Brito.

Projetos de Lei

Dois Projetos de Lei do Legislativo, quatro do Executivo e dois Projetos de Decreto Legislativo foram lidos na sessão e encaminhados para apreciação das Comissões do Legislativo. O primeiro PLL, de Tito Coelho, institui o Dia Municipal dos evangelistas, diáconos e presbíteros evangélicos cristãos; o segundo, da vereadora Luciana Tavares, cria o projeto Jovem Parlamentar, com o intuito de incentivar a vivência dos estudantes das escolas públicas e particulares nos processos democráticos e estimular o protagonismo político da juventude.

Dos quatro Projetos de Lei do Executivo, dois autorizam a prefeita firmar convênios do interesse do município, durante o exercício financeiro de 2019, “ad referendum” do Legislativo e repasse de recursos através do FMAS, durante o exercício financeiro de 2019, às entidades certificadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social, visando prestação de serviços essenciais. O terceiro altera a Lei que dispõe sobre a desafetação da categoria de bem de uso comum do povo e autoriza a doação da área de 730,76m2 à OAB e o quarto, altera o Estatuto do Magistério.

Os dois Projetos de Decreto Legislativo são de autoria do vereador Antonio Rosalvo e se referem à concessão de Títulos de Cidadania. O primeiro ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel, e o segundo ao secretário municipal da Administração, Ailton Florêncio.

Curtas da sessão

*Fausto Franco requer a recuperação da Praça da Bíblia, situada na Avenida WALDOMIRO Rodrigues (Centro); e indica celeridade na conclusão da construção da Unidade Municipal de Saúde situada na Rua Euvaldo Santos Leite (ao lado da Casa do Trabalhador, Centro).

*Débora Régis requer a revitalização da Praça das Mulheres, localizada na Rua Aristides Pereira, Jardim Metrópole, em frente ao antigo Posto da Mulher (Itinga); e indica a implantação de praças nos Caminhos 99 e 41 (Vida Nova).

*Edivaldo Palhaço requer que a Secretaria Municipal de Saúde e o Inema façam a análise da água da Lagoa e do Rio Picuaia, no sentindo que seja classificada a finalidade de utilização pelo município; e indica que sejam levantadas informações sobre a área verde da circunvizinhança da APP do Rio Picuaia.

*Luciana Tavares requer a transformação da prainha de Areia Branca em uma área pública de lazer, entretenimento e turismo; e indica entendimento com o governo do Estado, em caráter de urgência, para a compra de novas macas para o Hospital Menandro de Farias.

*Mirian Martinez requer a revitalização da Praça Carlos Gois e construção de cercado ao redor do parque, para impedimento da entrada de animais, na Rua Via de Ligação nº 98, próximo ao mercado Voo Livre (Vida Nova); e indica infraestrutura e pavimentação da Rua Vilardino O. Pinto, Tv Dr. Gerino de Souza (Recreio de Ipitanga).

*Coca Branco Requer que determine a publicação das contrapartidas ambientais no sitio da Transparência Prefeitura e da Semarh, em especial referência as Licenças Ambientais publicadas no Diário Oficial de 21/8/2018, ainda reiterando proposição anterior, em respeito à Lei de Acesso a Informação 12.527/11, Lei Municipal 1.528/2014 e Decreto 3.903/2015.

*Edilson Ferreira indica a criação de uma central de atendimento específica para o Departamento de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

*Roque Fagundes indica realizar um estudo e se possível implantar iluminação de LED na rotatória da Av. Djanira Maria Bastos (Vida Nova).

*Valmir Sodré indica serviços de confecção e instalação de “bueiros inteligentes” com cesta coletora em aço, para recolher o lixo acumulado nos locais feitos para o escoamento de água, onde ocorrem ou possam ocorrer entupimento e alagamento nos dias de chuva, ao longo das principais avenidas e ruas onde existam grande fluxo de veículos e pedestres.

*Naide Brito indica providências necessárias para aprovar, sancionar e promulgar Lei Municipal que oficialize a denominação dos seguintes logradouros públicos: Ruas São Francisco, Santa Clara, Santo Antonio de Portão e Frei Galvão (Quingoma).

*Decinho indica a construção de uma escadaria que dará acesso da Rua Isaac Carvalho à Rua Ubirajara Rosas, no Jardim Metrópole (Itinga).

Comente

Be the first to comment on "Aprovada Indicação para ampliar ações destinadas à saúde do homem em Lauro"

Deixe uma resposta