Ford continuará em Camaçari; Entenda o caso

Foto: Divulgação/Ford

A bancada da Bahia no Congresso Nacional deu uma grande demonstração de união e, atuando em conjunto, conseguiu resolver os entraves causados por uma emenda, inserida na MP 843/2018, que colocava em risco a fábrica da Ford em Camaçari. Na manhã desta quarta-feira, na Comissão Mista que analisou a Medida Provisória, após vários dias de negociação, foi aprovado o relatório do deputado Alfredo Kaefer (PP/PR), com as alterações solicitadas pela bancada baiana. O vice-presidente da Ford, Rogélio Golfarb, participou das negociações. O texto, agora segue para o Plenário da Câmara.

A MP 843/2018 visa instituir uma nova política industrial para o setor automotivo, mas havia uma disputa entre a Ford e a Fiat Crysler, com sede em Pernambuco. Uma emenda incluída no texto propunha limitar os créditos apenas ao valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que beneficiaria apenas a Fiat, que produz os Jeeps Compass e Renegade e a caminhonete Fiat Toro, de maior potência e valor de venda, e que pagam mais IPI (em torno de 25%). Essa medida seria péssima para a Ford que, em Camaçari, fabrica veículos de menor potência, como o Ford Ka e o Ecosport, que pagam menos IPI (cerca de 8%).

Após dias de negociação, a emenda foi retirada do texto e o problema foi resolvido. O deputado federal reeleito, e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), participou de toda a negociação, junto com outros integrantes da bancada baiana. “Estamos plenamente satisfeitos. Nosso objetivo nunca foi prejudicar Pernambuco, mas sim, defender a Bahia. Por isso, negociamos muito e chegamos a um resultado bom pra todo mundo. A Ford, na Bahia; e a Fiat, em Pernambuco; tiveram suas demandas atendidas. Ganharam todos e nós lutamos pelos interesses de Camaçari e da Bahia”, explicou Caetano.

O deputado camaçariense destacou, ainda, a importância da bancada baiana atuar unida. “A nossa bancada, na Câmara e no Senado, deu uma aula de união pelos interesses da Bahia. Atuamos juntos! Hoje pela manhã, por exemplo, estávamos reunidos, no gabinete da senadora Lídice da Mata (PSB), eu, o deputado Afonso Florence (PT), o deputado Benito Gama (PTB), e os senadores Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP). Trabalhamos juntos e conquistamos uma grande vitória para Camaçari e toda Bahia”, encerrou.

Comente

Be the first to comment on "Ford continuará em Camaçari; Entenda o caso"

Deixe uma resposta