Detran capacita estudantes como multiplicadores de boas práticas no trânsito

Foto: ASCOM/Detran

“Perdi uma prima em um acidente de moto, que poderia ter sido evitado. Com esse aprendizado, eu poderei salvar vidas”. O depoimento  do estudante Vítor Gonçalves, 17 anos, marcou a formação de 986 jovens que receberam, neste mês, o certificado de agente multiplicador do programa “Escola Amiga do Trânsito”. A iniciativa é do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Miguel Calmon (Imic).

O programa capacita alunos dos ensinos fundamental e médio, em escolas da rede pública, com a oferta de conteúdo sobre as regras de tráfego, para que eles sejam multiplicadores de ações de conscientização nas comunidades onde vivem. O curso tem 20 horas de aulas presenciais e pela internet, que abordam também casos de acidentes nas vias e ações preventivas para condutores e pedestres. Em quatro meses, quase dois mil estudantes já foram atendidos e a meta é chegar a três mil até o Natal.

“Os jovens são os que mais se envolvem em acidentes, principalmente de moto. Com a capacitação, acreditamos que esses estudantes serão condutores responsáveis no futuro, mas eles começam a atuar no presente, convencendo colegas e familiares a terem condutas corretas”, declarou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura.

Comente

Be the first to comment on "Detran capacita estudantes como multiplicadores de boas práticas no trânsito"

Deixe uma resposta