Instituto Campus Party inaugura laboratório tecnológico em Salvador

Foto: A Tarde

O Instituto Campus Party (ICP), em parceria com o SEBRAE, SECTI (Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC), e patrocínio da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC (http://www.ftc.br/) anunciam a inauguração de mais um Laboratório Tecnológico de Acesso Público, Include, na Bahia. O lançamento oficial do espaço, localizado no Bairro da Paz, ocorrerá no dia 05 de outubro, às 10h, no Conselho de Moradores.

“O Include é um programa que visa promover inclusão social e econômica para crianças e adolescentes de comunidades carentes, que são excluídos da tecnologia e que não tem a oportunidade de acesso a esse universo, além de empoderá-los dentro dessas comunidades. Através de aulas de eletrônica, mecânica, sensores, robótica e programação, eles aprendem e são estimulados a desenvolver soluções para resolver problemas dentro das suas comunidades, sem precisar acionar pessoas de fora ou sair de lá. E o melhor, sendo remunerados com ganhos monetários para ajudarem as suas famílias”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

No primeiro dia de aula os jovens se reúnem, apresentam e discutem sobre os problemas mais enfrentados na comunidade onde moram. Nas aulas seguintes, pelos próximos seis meses, são divididos em grupos de seis ou sete e a partir de então, passam a desenvolver e construir soluções para cada um desses problemas. “Entre 30% e 40% dos alunos que frequentam as aulas já adquirem conhecimento suficiente em quatro ou cinco meses para ganhar dinheiro sem precisar sair da comunidade, só criando e vendendo sistemas e tecnologias que ajudarão a sanar esses problemas enfrentados lá dentro”, completa Farruggia.

A iniciativa já conta com laboratórios em funcionamento no Piauí, em Brasília e em Pato Branco (Paraná), e está com mais de 100 laboratórios em vias de instalação em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal, Alagoas e Rondônia. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios nos próximos quatro anos, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Instalações e material 
O laboratório conta com mobília e equipamentos de primeira linha, como drones, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros. Os PCS vêm por meio do Centro de Reciclagem de Computadores, do MCTIC. A Internet é entregue por operadoras de Telecom parceiras como por exemplo a ITS. E os materiais e metodologia de ensino são da TRON, com mesmo material didático oferecido às escolas privadas e laboratórios maker.

“O apoio ao projeto Include demonstra a responsabilidade que a Rede FTC tem com a sociedade. Em um cenário de desemprego crescente no país, oferecer a crianças e adolescentes a possibilidade de se qualificarem para o mercado de trabalho é imprescindível. Estou certo de que, mais do que oferecer condições materiais para que eles possam ter acesso às novas tecnologias, estamos proporcionando a esses futuros trabalhadores do Brasil a realização de sonhos”, afirma William Oliveira, presidente da Rede FTC.

Include na Bahia
A Bahia foi o berço do Include. Foi em Canudos que o primeiro laboratório foi inaugurado em outubro do ano passado. Hoje funciona à pleno vapor. Antes de o laboratório chegar, eram 18 mil habitantes sem internet, que viviam ao lado de uma barragem e um pequeno rio – o único recurso hídrico da população local. Em agosto foi inaugurada a segunda unidade do Include na Bahia, localizada no bairro de Pernambuês.

Serviço

Inauguração Include Bairro da Paz
Data:
 05/10/2018
Horário:
 10h
Endereço
: Conselho de Moradores do Bairro da Paz – Rua Nossa Senhora da Paz, N° 60 – Bairro da Paz, Salvador/BA

Comente

Be the first to comment on "Instituto Campus Party inaugura laboratório tecnológico em Salvador"

Deixe uma resposta