Lauro de Freitas comemora 10 anos do Restaurante Popular nesta terça (2)

Foto: ASCOM/PMLF

Uma das principais referências da política de segurança alimentar do município de Lauro de Freitas, o Restaurante Popular completa 10 anos de funcionamento com mais de 5,6 milhões de refeições servidas. O equipamento abriu as portas em 30 de setembro de 2008, final da primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, mas a comemoração será realizada nesta terça-feira, dia 2 de outubro, às 11 horas, na área de refeições do RP.

Com público alvo formado por trabalhadores, estudantes e idosos, a unidade serve 3 mil pratos por dia seguindo as regras da boa alimentação em quantidade, qualidade, adequação e harmonia de sabores e nutrientes. Aprovado pelos comensais, no RP é fácil encontrar pessoas que frequentam o local desde a inauguração e garantem que além da economia no orçamento doméstico, a qualidade da alimentação reflete na saúde.

O restaurante é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), administrado por empresa licitada. Diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semdesc, Ruthe Reis destaca que além de assegurar o alimento, o RP ajuda a construir na população hábitos mais saudáveis e equilibrados, com reflexo da saúde.

“São refeições balanceadas, que considera os aspectos básicos de nutrição, estimulando a formação de sistemas de proteção alimentar”, afirma.

Além do Restaurante Popular, no Centro, o município conta com uma rede de equipamentos que compõem o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, programa criado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e adotado no município desde a primeira gestão da prefeita Moema Gramacho.

Fazem parte dessa rede a Cozinha Comunitária da Itinga, inaugurada em março deste ano, que serve 400 refeições/dia, a Cozinha Comunitária de Portão que funciona desde 2007 com produção de refeições e lanches para público específico do CRAS e CREAS e entrega uma média de 100 mil refeições por ano, e o Banco de Alimentos de Portão. O Banco de Alimentos do Centro está em fase final de construção.

Comente

Be the first to comment on "Lauro de Freitas comemora 10 anos do Restaurante Popular nesta terça (2)"

Deixe uma resposta