Camaçari: População prestigia desfile em Parafuso e na Gleba E

FOTO: THIAGO CANUTO

A população de Camaçari encheu a Rua das Flores, na manhã desta sexta-feira (7/9), para acompanhar o tradicional desfile cívico de 7 de setembro do bairro da Gleba E. O evento abre os festejos que celebram os 196 anos da Independência do Brasil, em Camaçari.

Cerca de 1.500 alunos da rede pública e particular do município participaram do desfile que teve como tema central, “Nossa terra tem autores, tem poetas e cantores, tem gentes que buscam a paz, tem riquezas naturais, indústrias e muito mais. Minha Camaçari, 260 anos: nossa gente quer mais vida, nossas vidas mais amores”.

O evento começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, ao som dos hinos Nacional e da Independência, que foram entoados pela Filarmônica 28 de Setembro. “Hoje estamos comemorando uma data muito importante para a história do nosso país. Dia de festejar a Independência do Brasil, celebrar a democracia”, destacou o prefeito Elinaldo Araújo.

As comunidades escolares apresentaram um rico trabalho que envolveu estudo e pesquisa, dedicação e união, tendo como mote as diversas dimensões apresentadas nas páginas dos livros, canções, narrativas, memórias, história de vida, relatos, e que envolve a leitura e cultura.

Entre uma escola e outra, o público presente cantou e se encantou com as apresentações da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), da Fanfarra Estudantil de Vila de Abrantes (FANESVA) e da Fanfarra Estudantil de Camaçari (FANESC), dos grupos culturais Espermacete e Boi Reisado e dos grupos de percussão Som do Timbal, Batuquere e Levada do Saber. Escoteiros Capuamy, Desbravadores e a Defesa Civil também participaram do desfile.

“Sempre participo das comemorações do 7 de Setembro aqui na Gleba E, e esse ano me surpreendi com a organização e tranquilidade”, ressaltou Juranice Santos, 49 anos, que assistiu ao evento acompanhada do filho Jadielson Santos e dos netos.

Realizado pela Prefeitura, o desfile é organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), com o apoio da Coordenação de Eventos e diversas secretarias municipais. Secretários municipais, vereadores e comandantes militares prestigiaram o evento.

Escolas

Participaram do desfile, as escolas municipais Anísio Teixeira, Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, CIEI da Gleba E, Prof.ª Ilda Leal Ulm da Silva Caic, Caic Especial, Sônia Regina, Neuza Menezes Barreto, Parque Verde, além das unidades da rede particular de ensino, Centro Educacional Carpe Diem e o Educacional Sistema Master.

Parafuso celebra independência com muita festa

FOTO: TIAGO PACHECO

A comunidade de Parafuso celebrou, nesta sexta-feira (07/09), o desfile cívico em comemoração à proclamação da independência do Brasil, que faz 196 anos, com as tradicionais fanfarras e a passagem das escolas da rede pública, que deram um show nas ruas da localidade.

O prefeito Elinaldo Araújo esteve presente na festa e falou sobre a participação da comunidade no evento. “É uma prova da civilidade do nosso povo. Isso mostra o orgulho que o camaçariense tem de ser brasileiro”, comentou.

A responsável pela abertura do desfile foi a Filarmônica 28 de setembro, juntamente com o Tiro de Guerra, que deu passagem para a primeira escola a se apresentar, a Escola Eustáquio Alves Santana, acompanhada da Fanfarra Estudantil de Vila de Abrantes (FANESVA).

A moradora de Parafuso, Adriele de Assis, veio com a família para prestigiar o desfile e matar a saudade. “Eu desfilava pela FANPOP, agora estou aqui na arquibancada e posso dizer que o desfile está cada vez melhor”, falou.

Para este ano, o tema central do desfile foi: “Nossa terra tem autores, tem poetas e cantores, tem gentes que buscam a paz, tem riquezas naturais, indústrias e muito mais. Minha Camaçari, 260 anos: nossa gente quer mais vida, nossas vidas mais amores”. O tema buscou homenagear os artistas locais.

Além da Escola Eustáquio, participaram do desfile a Escola Comunitária de Parafuso, o Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho e a Escola Conceição de Maria. As fanfarras também estiveram presentes com a Fanfarra Estudantil de Parafuso (FANESP), Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP) e a Fanfarra Estudantil de Camaçari (FANESC). Os grupos culturais Boi Janeiro e Resgate e o projeto Pratique Boxe também abrilhantaram a festa em Parafuso.

De acordo com a Seduc, o trabalho desenvolvido para os desfiles cívicos fazem parte das ações de leitura e afirmação de identidade, pautada nas narrativas e histórias de vida, realizadas nos espaços escolares, na cultura, nos artistas da terra e movimentos culturais do entorno e da comunidade escolar.

Realizado pela Prefeitura, o desfile é organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), com o apoio da Coordenação de Eventos e diversas secretarias municipais. Secretários municipais, vereadores e comandantes militares prestigiaram o evento.

Comente

Be the first to comment on "Camaçari: População prestigia desfile em Parafuso e na Gleba E"

Deixe uma resposta