Atividade marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD)

Nesta sexta-feira (21) se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD). Para celebrar este dia, a educação de Lauro de Freitas preparou uma semana de atividades dedicadas aos estudantes com deficiência, que ocorrerá no Educandário Mariza Pitanga, em Vilas do Atlântico, de 24 a 29, pela manhã e tarde. Dentro desta semana, no dia 28, na Escola Santa Júlia, em Itinga, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promove, das 13h às 17h, uma tarde cultural para PcD.

O Educandário Mariza Pitanga dedica uma semana voltada à pessoa com deficiência no intuito de elevar a autoestima de seus alunos e refletir o desempenho educacional deles. Na programação para o dia 24, segunda-feira, pela manhã, os estudantes com deficiência participarão de ações sociais com atendimento odontológico, vacinação e palestras sobre violência e sexualidade. No dia 25, também pela manhã, será realizado debate sobre práticas pedagógicas com a comunidade externa.

No Dia Nacional e Municipal do Surdo, 26 de setembro, o Educandário realizará desfile e competição de dança. Para o dia 27, os alunos da escola participarão de gincana nos dois turnos. No dia 28, sexta-feira, as atividades ocorrerão na Escola Santa Júlia, das 13h às 17h, em Itinga, onde os alunos do Mariza Pitanga farão parte. Haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e do grupo Criando Asas de Lauro de Freitas. As atividades da “Semana da Pessoa com Deficiência” será finalizada no sábado (29) com caminhada (concentração no Colégio Apoio, às 8h, em Vilas do Atlântico) e feijoada seguida de bingo colaborativo a partir de 11h na escola.


A rede municipal de ensino de Lauro de Freitas adota a política de educação inclusiva para seus estudantes. No sentido desta transformação, a rede comporta em escolas municipais 13 salas de recursos multifuncionais que auxiliam no desenvolvimento do ensino regular. Esses espaços oferecem atendimentos especializados e são voltados à educação de alunos com deficiência física, sensorial, intelectual, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades. A SEMED possui um Núcleo de Educação Especial, que desenvolve atividades específicas para este público.

Comente

Be the first to comment on "Atividade marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD)"

Deixe uma resposta