Rui destaca liberação de mais 800 leitos para regulação do SUS

Foto: Divulgação

“A regionalização da saúde, com implantação de 19 policlínicas, inauguração de sete novos hospitais e a abertura de 1,5 mil novos leitos já é realidade na Bahia. Agora, vamos ampliar e avançar com o processo de modernização na nova central de regulação, que prevê monitoramento de todas as unidades, com prontuários eletrônicos”. Assim o governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, detalhou o processo que está sendo implantado na saúde a partir da nova Central Estadual de Regulação (CER). A estrutura vai reunir e ordenar todos os dados incluindo os pedidos de exames, avaliações com especialistas, internações em enfermaria ou UTI, bem como procedimentos cirúrgicos dos 417 municípios da Bahia.

As ações do governo Rui Costa garantiram, nos últimos três meses, a liberação de mais de 800 leitos hospitalares para a população. Com o início de operação do novo Centro de Hemodiálise do Subúrbio, 206 leitos foram liberados, somados aos 300 que ficaram livres por conta do programa estadual de desospitalização (internação domiciliar), e mais os 300 na área de ortopedia, liberados entre a enfermaria no Hospital Geral do Estado (HGE) e os mais 102 leitos abertos no Hospital Alayde Costa.

Desde 2015, foram abertos mais de 1,5 mil leitos na rede própria do estado. O número total de leitos sob gestão estadual atualmente é de 8.028 leitos, o que representa um crescimento de 580% em relação ao ano de 2007. “A fila da regulação foi reduzida ao longo dos últimos anos, e nossa meta é garantir cada vez mais rapidez no atendimento médico. Para isso, é fundamental criar novos leitos, investir em tecnologia e na assistência básica de saúde”, acrescentou o governador.

NOVA CENTRAL DE REGULAÇÃO

Em agosto, foram iniciadas as obras de construção da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia, com investimento superior a R$ 7,7 milhões e prazo de execução de 12 meses. Localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, a unidade abrigará a nova sede da Central Estadual de Regulação (CER), que a partir do setor de inteligência vai ordenar todos os pedidos de exames, avaliações com especialistas, internações em enfermaria ou UTI, bem como procedimentos cirúrgicos dos 417 municípios da Bahia.

Parte do plano de informatização da área da saúde iniciado em 2015, a construção da nova central, com três pavimentos e mais de 2,3 mil metros quadrados, é realizada em paralelo com a implantação dos prontuários eletrônicos em todas as unidades da rede estadual. Foram investidos R$ 52 milhões em infraestrutura de rede, cabeamento e aquisição de computadores, impressoras e conectividade para os 57 hospitais, maternidades e centros de referência. Até a inauguração da nova central, a regulação está com sede provisória no segundo andar do prédio anexo do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, em Salvador.

Comente

Be the first to comment on "Rui destaca liberação de mais 800 leitos para regulação do SUS"

Deixe uma resposta