Segurança pública é debatida na Câmara de Lauro de Freitas

Foto: Danilo Magalhães

A questão da segurança pública foi abordada, na sessão desta terça-feira (28), pelas vereadoras Mirian Martinez e Luciana Tavares. Mirian é autora de proposições solicitando reforço da Polícia Militar na Praça João Thiago dos Santos, no Centro, onde, afirma, estão ocorrendo assaltos e roubos de automóveis. Ela contou que foi vítima de uma tentativa de assalto no local.

Para Luciana, que também foi vítima da violência urbana, junto com familiares, além do reforço policial são necessárias políticas públicas para ocupar o tempo ocioso dos jovens, a exemplo de ações voltadas para a cultura, o esporte e o lazer. “Mente vazia é oficina do diabo”, disse, lembrando a velha sabedoria popular.

Foram apresentadas 21 proposições e aprovadas 18 – cinco Requerimentos e dez Indicações à prefeita Moema Gramacho e três Moções. Também foi lido um Projeto de Lei do Legislativo, que será apreciado pelas Comissões da Câmara. De autoria do vereador Fausto Franco, o PLL institui o Dia Municipal de Combate ao Racismo no Esporte.

Duas das Moções são de Congratulação. A primeira, dos vereadores Fausto Franco e Roque Fagundes, pelo 27 de agosto, Dia do Psicólogo. A segunda, do vereador Coca Branco, aos profissionais do Grupo Metrópole, em especial ao jornal por matéria sobre Lauro de Freitas. A terceira Moção, de Pesar, é do vereador Edivaldo Palhaço, a familiares, amigos e esportistas do campo do “Areal”, Praia de Ipitanga, pelo falecimento de Israildo Vieira dos Santos (Reizinho), dia 25 deste mês.

Curtas da sessão

*Debora Régis requer a sinalização de faixas de pedestres na UPA 24H e no hospital municipal Jorge Novis, em Itinga, e indica pavimentação asfáltica, passeios e meios fios com acessibilidade, drenagem e esgotamento sanitário nas ruas Antônio José de Souza, Eraldo Barbosa, José Bonifácio e Antônio Paranhos, em Pitangueiras.

*Mirian Martinez requer entendimento junto à 52ª Cia Independente da Policia Militar, no sentido de intensificar o policiamento na Praça da Matriz, diariamente, e indica a pintura da faixa de pedestres e do quebra-molas, a instalação de placas de sinalização e de iluminação em frente à escola municipal Paulo Freire, em Itinga.

*Luciana Tavares requer entendimento com o governo do Estado para a construção de uma pista de skate no CSU de Portão e indica uma reforma geral na escola Itamar Oliveira Rodrigues.

*Fausto Franco requer vacinação contra a hepatite “A” para os trabalhadores encarregados da coleta e tratamento do lixo empregados das empresas concessionárias no município e indica entendimentos com o Tribunal de Justiça a fim de implantar uma Casa de Justiça e Cidadania.

*Coca Branco requer, com urgência, reforma completa (telhado, iluminação, pintura, estrutura, assentos e piso), instalação de sanitários químicos e higienização periódica do terminal de ônibus do final de linha do Centro.

*Valmir Sodré indica a construção de banheiros públicos (um masculino e um feminino), ou a instalação de banheiros químicos, na Praça Martiniano Maia, Centro.

*Augusto César indica a criação de Projeto de Lei visando o agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e pessoas com necessidades especiais, já cadastrados nas unidades básicas de saúde do município.

*Edilson Ferreira indica a criação da oficina de apoio ao idoso nos bairros.

*Roque Fagundes indica análise de viabilidade, junto ao governo do Estado, de implantar um heliporto através de Parceria Público Privada no hospital que está sendo construído no Quingoma.

*Naide Brito indica serviço de reforma/infraestrutura dos redutores de velocidade (quebra-molas), na rua Noêmia M. Paranhos, em Pitangueiras.

*Edivaldo Palhaço indica a construção das salas da escola municipal Jardim Ipitanga, no bairro do mesmo nome.

Comente

Be the first to comment on "Segurança pública é debatida na Câmara de Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta