No Dia do Estudante, Valmir sugere retomada da democracia e mais investimentos para jovens

As políticas públicas de inserção e de acesso à tecnologia e informação foram alguns dos temas tratados durante plenária da juventude, neste sábado (11), em Salvador, com o deputado federal e pré-candidato à reeleição, Valmir Assunção (PT-BA).

O parlamentar debateu com jovens universitários, durante o Dia do Estudante, uma pauta ampla de atuação para esse segundo semestre. “É preciso criar novos meios e mais estratégias de enfrentamento. Os estudantes estão passando por dificuldades, os universitários estão vendo suas unidades sendo sucateadas e após o golpe de 2016 cresceu o número de evasão do ensino superior”, salienta Valmir citando os mais de 200 mil estudantes que abandonaram a universidade em 2017.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela primeira vez o número absoluto de estudantes diminuiu de 7,7 milhões em 2016 para 7,65 milhões em 2017. Durante a plenária, os jovens declaram apoio à reeleição de Valmir Assunção e ouviram dirigentes e membros de várias organizações como o Levante Popular da Juventude, Coletivo Quilombo, Enegrecer, Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Movimento Negro Unificado (MNU), e jovens de diferentes regiões da Bahia e de vários bairros de Salvador, sobre os pontos fundamentais para essa eleição de 2018. “A nossa tarefa é resistir e defender a candidatura de Lula. Os golpistas insistem em ir para as urnas com a intenção de ganhar a eleição no tapetão. Temos de resistir ao golpe e ir para as ruas lutar por direitos e pela retomada da democracia e por mais investimentos em assistência estudantil”, salienta.

Segundo Assunção, o registro da candidatura de Lula será no dia 15 de agosto, próxima quarta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar defendeu a autonomia dos jovens e o fim da violência contra a juventude negra do país. “Estão cortando os sonhos da juventude. Precisamos defender as políticas públicas que levem o povo para as universidades, para que reduza a violência, que tenha mais investimentos e estratégias para o povo pobre e evite o extermínio da juventude negra. Esse governo golpista não está apenas cortando as políticas, está cortando o futuro das pessoas”.

Comente

Be the first to comment on "No Dia do Estudante, Valmir sugere retomada da democracia e mais investimentos para jovens"

Deixe uma resposta