Central da Regulação de Lauro de Freitas promove sábado de consultas para agilizar atendimento

Foto: Lucas Lins

Sentada na sala de espera, dona Maria Augusta, 57 anos, aguardava sua vez para atendimento em consulta ginecológica. Assim como ela outras 90 pessoas estiveram neste sábado (4), na Policlínica Carlos Bastos, na Vila Praiana, em Lauro de Freitas para serem atendidas com especialistas em angiologia, ginecologia, otorrino, neurologia e clínico geral. A ação, inciativa da Central de Regulação (CR) da Secretaria Municipal de Saúde, “visa diminuir a espera dos pacientes, reduzindo as filas”, explicou o coordenador da Central, Alan Reis.

Enquanto aguardava ser chamado, o público em sua grande maioria composto por mulheres de todas as idades, recebia orientações de enfermeiras da unidade. A palestra abordou assuntos direcionados a saúde educacional com foco em desmitificar o medo que algumas sentem em serem consultadas por médicos do sexo masculino. “Isso é muito comum, eu mesmo quase desisto de ser atendida quando soube que era médico e não médica. Ouvir as enfermeiras me tranquilizou”, declarou a dona de casa Ana Paula Teixeira, 32 anos.

A estudante Adriana Santos era só elogios a iniciativa. “Não tive nenhuma dificuldade para marcar minha consulta com ginecologista. Sou moradora da Itinga, há uma semana atrás marquei na regulação do Posto de Saúde da Família no Parque São Paulo e hoje saí daqui satisfeita com o atendimento e com a organização”, disse ela ao lado de Damiana Sena que aguardava consulta com o angiologista. “Está mais fácil de ser atendida em Lauro de Freitas, só não vê quem não quer. Marco meus exames aqui mesmo na Policlínica e não tenho problema algum. Hoje, sim, tem médico nessa cidade”, afirmou.

Alan explica que a ação é itinerante e deve acontecer em outras localidades do município. “Sábado (21), estivemos no Hospital Municipal Dia Jorge Novis realizando consultas e exames para mais de 130 pacientes que estavam aguardando atendimento nas especialidades de gastroenterologia, ultrassonografia e eletrocardiograma. Além disso foram realizados exames de endoscopia, que tem uma fila grande, exames do coração, mama, abdome total, tireoide, articulações, entre outros atendimentos”, contou.

Diariamente a Policlínica Carlos Bastos oferece consultas em mais de 20 especialidades. A unidade é equipada com farmácia, laboratório e faz parte do projeto de descentralização da Regulação juntamente com mais outros oito postos de saúde onde a população pode agendar consultas e exames

Comente

Be the first to comment on "Central da Regulação de Lauro de Freitas promove sábado de consultas para agilizar atendimento"

Deixe uma resposta