Nova central vai informatizar dados da saúde de todo o estado

Dentro de um ano, a Bahia terá uma Central Integrada de Comando e Controle da Saúde que abrigará a Central Estadual de Regulação (CER), responsável por sistematizar a oferta de serviços de saúde no estado, e a Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Saúde (Sesab).

O projeto da nova instalação foi apresentado nesta sexta-feira (3), na sede do órgão estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde também foi assinado o contrato e dada a ordem de serviço para a construção do prédio.

O objetivo é instalar escritórios com inteligência artificial que irão monitorar todo o andamento da rede pública de saúde do estado, com acompanhamento de indicadores de desempenho.

“A instalação permitirá a informatização de 57 unidades hospitalares, a conexão entre esses pontos e a implantação de um software eletrônico de gerenciamento das unidades”, informou o secretário de saúde, Fábio Vilas Boas.

As obras serão iniciadas ainda em agosto. Com área total de 2.363,75 m², a nova Central reúne um investimento de R$ 7.723.249,12. A CER ocupará o pavimento térreo e 1° andar do novo prédio. O departamento regula a demanda por leitos, procedimentos, exames e transferências de pacientes para as unidades das redes credenciadas e pactuadas dentro do estado. A informatização do sistema deverá aumentar o número de leitos e reduzir o tempo de espera por transferência, de acordo com o secretário.

O DMA ficará no segundo andar das novas instalações e abrigará a área de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesab, formada pelas Coordenações de Sistemas e de Infraestrutura, além da Conectividade, Suporte e Assessoria. O Hospital Geral Roberto Santos será o primeiro a receber o sistema no estado. “Com o prontuário eletrônico a gente vai ter uma economia nos processos e a previsão é que, nos próximos seis meses, a gente já tenha 75% de todo o hospital informatizado”, explica o diretor geral do HGRS, José Admirço Filho.

O software de gestão de saúde foi adquirido pelo Estado da Bahia sem custos, através de uma parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, e gerou uma economia R$35 milhões ao estado. O processo de instalação do programa e o treinamento da equipe do HGRS será concluído dentro de 1 ano.

*Foto: Divulgação

Comente

Be the first to comment on "Nova central vai informatizar dados da saúde de todo o estado"

Deixe uma resposta