Caravana da Justiça Social atende 1,2 mil pessoas em Valente

Mais de 1,2 mil pessoas foram atendidas pela Caravana da Justiça Social, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), no município de Valente, no território do Sisal, nesta sexta-feira (3).

Os diversos serviços gratuitos oferecidos pelo mutirão, entre emissões de CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidões de Nascimento e Casamento, foram realizados na Praça do Forródromo, no centro da cidade.

Dalcivânia de Oliveira, mãe de Cleverdon Kauã, 9 anos, aproveitou a oportunidade para emitir a segunda via do RG do filho. “Cheguei bem cedo para garantir o documento do Kauã”, afirmou. Além da documentação civil básica, a caravana ainda levou atendimento do Procon. “Eu não tinha ideia da importância do Procon. Aqui, pude esclarecer dúvidas e ficar atenta para ter meu direito assegurado nos estabelecimentos comerciais”, declarou Rafaela de Jesus, 24.

A ação incluiu também atendimento para emissão de requerimento do programa Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PcD), além do cadastro e emissão da carteirinha do programa Identidade Jovem (ID Jovem), que dá direito à gratuidade e desconto em transportes interestadual, em eventos culturais e esportivos e meia entrada em cinemas.

A coordenadora da caravana, Andreia Salles, comentou que “o número de pessoas atendidas tem aumentado consideravelmente. A cada edição da caravana, estamos ampliando a quantidade de fichas distribuídas. As pessoas tem buscado os serviços, que garantem mais cidadania e dignidade para baianos de todas as partes do estado”.

Diálogos com a Juventude

Integrando as ações transversais da caravana, o bate-papo sobre juventude, cidadania e políticas públicas, intitulado Diálogos com a Juventude, aconteceu no Colégio Estadual César Borges. Com a presença da diretora, Márcia Lima, de professores, assistentes sociais do município e mais de 200 estudantes, o debate contou com tradução em Libras para os alunos com deficiência.

Durante o debate, Caruso Costa, da Coordenação de Juventude (Cojuve), falou sobre os conselhos de juventude; políticas públicas para pessoas com deficiência; programas de acesso ao primeiro emprego; e combate ao uso de drogas e violência . “Vocês têm a força para fazer as transformações necessárias para o município crescer,” disse.

*Foto: Ascom/SEC

Comente

Be the first to comment on "Caravana da Justiça Social atende 1,2 mil pessoas em Valente"

Deixe uma resposta