“Orixás em Cordel” tem lançamento e contação de histórias em Camaçari

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (14), no Terreiro Unzó Tatetô Lembá, em Camaçari receberá o projeto “Orixás em Cordel – Contação de Histórias em Terreiros”, reunindo roda de conversa, muito samba de roda e leitura de trechos da publicação que dá nome à iniciativa, o mais novo livro do mestre Bule-Bule, “Orixás em Cordel”, o qual também será lançado em Camaçari neste evento especial.

Esta atividade corresponde a terceira visita, de um total de quatro, a Terreiros de Candomblé da Região Metropolitana e Recôncavo Baiano para apresentação do livro. A primeira realizada no em abril no Ilê Axé Ibomin, em Lauro de Freitas, Portão; e a segunda no Terreiro Icimimó, em Cachoeira, em maio.

Na obra se encontram dois elementos de extrema importância simbólica para a cultura brasileira – a literatura de cordel e o panteão africano. Reconhecido como o maior repentista da Bahia, Bule-Bule – que também se destaca como cordelista com mais de 100 títulos publicados – revela que a escolha do tema se deu ao perceber a lacuna deixada na literatura de cordel para conteúdo de tamanha relevância na identidade cultural do país, inclusive pelos maiores nomes deste segmento literário.

A dinâmica dos eventos em torno do livro inclui a leitura compartilhada, por autor e participantes, de um trecho e outro da obra; conversa e reflexões sobre o universo da Literatura de Cordel, sobre a importância do referencial das histórias e mitologia de origem africana, e da cultura negra em geral, na produção literária do Brasil, dentre outros tantos assuntos que emergem de uma prosa descontraída e construtiva.

As atividades são também sempre permeadas, e muito animadas, pelo samba de roda puxado pelo Mestre, que tem sido acompanhado pelos músicos Téo Guedes e Shalom Adonai.

CALENDÁRIO DAS ARTES
Editado pela Pinaúna Editora – empresa de Camaçari que tem como linha editorial a publicação de livros relacionados à arte e à cultura do estado, tendo em seu catálogo títulos como O Reggae de Cachoeira, Cantador de Chula e Graffiti Salvador – o livro tem ilustração de Klévisson Viana e orelhas do pesquisador de Literatura de Cordel, Marco Haurélio.

O projeto para a Contação das Histórias é um desdobramento do projeto de publicação do livro e possibilita que o seu conteúdo chegue em primeira mão, pelo próprio autor, aos espaços que são os verdadeiros guardiões das histórias, saberes e elementos sagrados dos Orixás e, portanto, fontes principais de inspiração para trabalhos como este, que também podem contribuir para o conhecimento, respeito e salvaguarda desta riqueza mítica, religiosa e cultural.

“Orixás em Cordel – Contação de Histórias em Terreiros” tem o apoio financeiro da “1ª Chamada do Edital Calendário das Artes 2017”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do livro Orixás em Cordel, com sessão de autógrafos, e Atividades do projeto “Contação de Histórias – Orixás em Cordel”

Onde: Terreiro Unzó Tatetô Lembá – Camaçari

Quando: 14/06/18, quinta-feira, às 17h

Mais informações: 71 98680-1048/ 99115-4648

Comente

Be the first to comment on "“Orixás em Cordel” tem lançamento e contação de histórias em Camaçari"

Deixe uma resposta