Fórum de Gestores Públicos de Esporte e Lazer reúne gestores municipais em Lauro de Freitas

Foto: ASCOM/SUDESB

Representantes de 135 municípios baianos participaram do Fórum Baiano de Gestores Públicos de Esporte e Lazer realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (RMS), uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e do Conselho de Esporte e Lazer do Estado da Bahia.

A ideia foi debater com os municípios e escutar as demandas na área do esporte, para o fortalecimento do controle social nas políticas de esporte e lazer e da ampliação de investimentos nos esportes de participação popular. Durante o evento, nas terça e quarta-feira (20 e 21), também foram abordados assuntos ligados às legislações que tratam das Políticas Públicas de Esporte e Lazer, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, buscando compreender processos de articulação entre elas.

A jornalista carioca Márcia Lins, uma das palestrantes, disse ter ficado satisfeita com o debate. “Eu tenho certeza que, a partir de agora, avançaremos para que o esporte seja pensando sempre em primeiro lugar, como educação e saúde”. Entre muitos representantes municipais, o secretário de Espore e Lazer de Pintadas (centro norte), Mauricio da Silva, falou da importância de participar do Fórum e de interagir com secretários de outros municípios.

Segundo ele, “participar deste evento e poder debater políticas públicas e gestão de esporte e lazer com o mesmo direito de voz ativa foi muito importante. Percebi que muito das nossas necessidades são parecidas com as dos outros municípios, mas que é possível mudar, criar e realizar”.

No último dia de atividades (quarta), a programação contou com mesa redonda reunindo estudiosos e gestores para troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão participativa de políticas públicas do segmento esportivo. Ao final, participantes do fórum se reuniram em grupos temáticos para discutir Gestão e Controle Social; Ordenamento Legal; Programas e Projetos; Inclusão Social, Cotidiano e Educação; e Financiamento.

Comente

Be the first to comment on "Fórum de Gestores Públicos de Esporte e Lazer reúne gestores municipais em Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta