4ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores será realizada em Candeias

Foto: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Entre os dias 22 e 25 de março, a arte de rua vai mostrar sua diversidade de cores e ganhar vida nova no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na quarta edição, o Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) tem o apoio financeiro do Governo do Estado. O festival vai reunir mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, em atividades formativas, socioculturais e artísticas, com o intuito de levar a democrática arte urbana para a região, proporcionando o embelezamento da paisagem urbana.

Com a característica de um evento itinerante, o BTC ocupará um extenso muro e diversos lugares de Candeias, reforçando a ideia do espaço público como um local de encontros, saberes e trocas. O BTC faz parte das comemorações de 60 anos de Candeias, cujo lema é ‘Candeias 60 anos, uma senhora cidade’. O evento foi contemplado no Edital Setorial de Artes Visuais – Suplentes 2016, da Fundação Cultural do Estado (Funceb), por meio do Fundo de Cultura (FCBA).

O BTC terá o tema ‘A Arte que ilumina a Cidade’, um convite à apreciação da cultura local e à valorização dos patrimônios materiais e imateriais da cidade. Colorido e inspirador, o graffiti ocupa os espaços revelando-se como uma arte democrática que busca alcançar toda a população.

Por isso, ‘A Arte que ilumina a Cidade’ é uma forma de se entender que a cidade é feita pelas pessoas que nela interagem e convivem e que por ela se expressam, através de intervenções urbanas, dialogando com diferentes comunidades, provocando os sentidos e despertando novos olhares. O evento também pretende afirmar a relevância do graffiti para a construção de novas visões sobre a cidade, ampliando debates sobre a importância da existência dos festivais de graffiti no território brasileiro.

Programação
Com ampla programação de atividades, o BTC 2018 tem a abertura agendada para quinta-feira (22), às 19h, com entrada franca, na Secretaria de Cultura de Candeias. Na ocasião, o historiador local Jair apresentará um pouco da história de Candeias. Em seguida, às 19h30, ocorre a entrega e assinatura dos certificados do Curso Graffiti Candeias (CGC), que resulta na formação da Crew Graffiti Candeias, formada por jovens da região.

Na sequência tem início a mesa-redonda Festivais de Graffiti no Brasil – Conquistas e Desafios, às 20h. O debate reunirá artistas nacionais responsáveis pela organização de grandes festivais de graffiti no Brasil, de diversas regiões, entre eles a pernambucana Rebeca, responsável pelo Recifusion; o mineiro Tenxu, responsável pelo evento Purencontro; a fluminense Mika, responsável pelo evento Cores e Valores; o curitibano Devis, responsável pelo evento Street of Styles; o sergipano Korea, responsável pelo Aracaju Graffiti Encontro; e Diogo Galvão representando o BTC.

A mesa terá a mediação da grafiteira Chermie, que também faz parte da organização do BTC. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Comente

Be the first to comment on "4ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores será realizada em Candeias"

Deixe uma resposta