Lauro de Freitas pode ganhar Centros Vocacionais Tecnológicos

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores começou a apreciar, na sessão desta quarta-feira (14), dois Projetos de Lei do Poder Executivo concedendo ao Governo do Estado espaços em escolas, sem prejuízo para o funcionamento normal, para implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais (CVTT) em Lauro de Freitas.

Com intermediação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) será implantado um CVTT Trilha Digital em Portão, na Escola Municipal Pedro Paranhos, e um CVTT de Fomento à Permacultura em Areia Branca, na Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão.

O CVTT Trilha Digital, de acordo com mensagem da prefeita Moema Gramacho, busca a inclusão social dos jovens, conscientizar sobre a importância da formação básica e de qualificação em novas tecnologias. Já o CVTT de Permacultura pretende contribuir para fortalecer a agricultura familiar urbana, possibilitando desenvolver técnicas sustentáveis, aumentar a renda e promover a organização comunitária.

Os CVTTs são unidades de ensino de caráter comunitário, direcionados para a capacitação tecnológica da população e articulação de oportunidades concretas de inserção profissional/produtiva do trabalhador de todas as idades, e que levam em conta a vocação da região onde se inserem.

Iniciativa parlamentar

Foram apreciadas 22 matérias de iniciativa parlamentar, sendo 14 Indicações, sete Requerimentos e uma Moção, de autoria da vereadora Mirian Martinez, de Congratulação ao arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, pelos sete anos à frente da Arquidiocese Metropolitana.

Entre os Requerimentos se destacam os da vereadora Débora Régis, solicitando a reabertura da Casa do Hip Hop, em Itinga; da vereadora Luciana Tavares, reiterando o pedido ao Governo do Estado para a construção de uma Escola de 2º Grau em Areia Branca; e o do vereador Fausto Franco, sugerindo à prefeita a criação do Disque Combate ao Racismo, com a finalidade de receber denúncias de atos em instituições públicas e privadas.

Entre as Indicações podemos evidenciar as do vereador Isaac de Belchior, reiterando à prefeita a realização de obras de contenção de encosta na Rua Elvira do Nascimento; do vereador Coca Branco, solicitando, com base na Lei da Transparência, informações sobre a aplicação de recursos pela Secretaria Municipal de Educação em 2017; a do vereador Edivaldo Palhaço, para a construção de uma Praça Infantil no bairro Vila Mar; e a do vereador Edilson Ferreira, para a viabilização de agentes de trânsito nos retornos em frente ao Atakadão e Atakadão/Atakarejo.

Curtas da sessão

O vereador Roque Fagundes falou sobre sua solicitação de implantação do Castramóvel. A edil Mirian Martinez convidou para a Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade, nesta sexta (16), às 15h, no Plenário da Câmara, Centro.

O vereador Augusto César indicou a implantação de um programa de robótica nas escolas municipais. “Nossos adolescentes que estudam no Ceeptic já estão capacitados e precisamos dar condições para que eles desenvolvam cada vez mais”, salientou o edil.

Já a vereadora Luciana Tavares pediu que a abertura das creches municipais seja às 6h45. Para ela, as mães que trabalham precisam desse apoio para se manter no mercado de trabalho. O edil Fausto Franco enfatizou a importância da Indicação, a vereadora Mirian Martinez lembrou que já passou dificuldade quando tinhas os filhos pequenos e precisava trabalhar e o vereador Valmir Sodré lembrou que o mercado de trabalho está realmente difícil e que os patrões não querem saber de atraso.

O vereador Tito Coelho indicou que o Executivo entre em entendimento com a Embasa para normalizar o abastecimento na comunidade Jardim Tropical em Itinga. A falta de água é recorrente há anos, causando sofrimento nas famílias que ali residem.

Comente

Be the first to comment on "Lauro de Freitas pode ganhar Centros Vocacionais Tecnológicos"

Deixe uma resposta