Passarela de Pernambués é inaugurada por Rui Costa em Salvador

Escada rolante na passarela garante melhor acessibilidade à população (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Com a presença do governador Rui Costa, foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (5), a passarela que liga a Estação de Metrô Pernambués ao bairro de mesmo nome. Com R$ 9,7 milhões investidos, a passarela possui 400 metros de extensão, sendo 100 de travessia. A estrutura pesa 288 toneladas e tem capacidade para 15 mil transeuntes por hora, ligando o bairro de Pernambués à estação de metrô e ao supermercado Makro, do outro lado da pista.

“Esta é uma obra complementar que vai facilitar ainda mais a vida da população que utiliza o metrô. Também estamos conversando para que a gente consiga interligar essa paralela com a do Salvador Shopping, facilitando assim o acesso de quem trabalha e frequenta o local”, revelou o governador.

Dotado de acessibilidade total, o equipamento possui duas rampas, piso tátil, sinalização em braile nos corrimãos e duas escadas rolantes inteligentes, instaladas nas duas entradas. Além disso, a passarela será monitorada por 16 câmeras vinculadas ao Centro de Controle Operacional, bem como por vigilantes que irão se alternar em rondas.


De acordo com Rui, diversas entregas irão ocorrer nos próximos dias. “As entregas de hoje abrem espaço para as últimas obras complementares do metrô, para que possamos entregar o terminal de passageiros e a estação de Lauro de Freitas, encerrando, assim, essa etapa da linha 2 do metrô. Teremos ainda a entrega do terminal de Pituaçu e de outras passarelas ao longo da Avenida Paralela”, explica.

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Jusmari Oliveira ressaltou que “o Governo está fazendo um investimento enorme nas marginais do metrô, que implica um cuidado para que a população possa chegar ao meio de transporte de forma segura, com todas as garantias dos direitos e acessibilidade”.

O barbeiro Humberto Raimundo precisa fazer a travessia do bairro de Pernambués para o outro lado da pista todos os dias, e está muito satisfeito com o novo equipamento. “Antes não tinha nada disso. Agora, está tudo uma maravilha. O acesso ao Metrô está bem mais rápido”, comemora. O desenhista Carlos Lopes também está contente com a entrega: “Até os idosos podem ir e vir tranquilamente, pegando o elevador ou a escada rolante”.

Comente

Be the first to comment on "Passarela de Pernambués é inaugurada por Rui Costa em Salvador"

Deixe uma resposta