Lauro de Freitas: Festa Turística Étnica Cultural será aberta nesta sexta (19)

Uma maratona de shows, oficinas espetáculos de dança, teatro e lançamentos literários começa nessa sexta-feira (19), em Lauro de Freitas, com a abertura da Festa Turística Étnica Cultural – FESTUR, que ocorre dentro da programação da Univerão. A solenidade de abertura será realizada às 10h, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, como o lançamento das Nove Vias Turísticas do município.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, a Festur foi pensada para apresentar aos laurofreitenses e visitantes toda a diversidade do município na área cultural, patrimônio arquitetônico, belezas naturais e o legado étnico de uma cidade que tem forte presença das manifestações de matriz africana.

Os cursos oferecidos abordam o cangaço no Brasil, mitologia indígena, candomblés e seus mitos. Na vertente mais profissionalizante estão os cursos de acarajé, trança afro, marketing de território, produção associada ao turismo. Mas quem se interessar pode sair dançando samba de roda, break ou com bons conhecimentos do toque de atabaque e berimbau.

No sábado, às 10h, uma Roda de Conversa, na Câmara de Vereadores, vai homenagear a Década da Afro Descendência, com a participação do senegalês professor Bas Llele Malomalo. Durante o evento, os advogados escritores Sérgio São Bernardo e Cléia Costa lançam livros.

Festa tem música. Para começar, já na sexta-feira, o grupo Bago de Jazz abre a programação, seguido pelas apresentações dos cantores Raimundo Sodré e Mateus Aleluia na Praça Martiniano Maia, a partir das 17h. No sábado (20), no centro da cidade, a Orquestra de Pandeiros abre a grade de atrações às 17h na Praça da Matriz. Na sequência tem Family Reggae e Zimbabué, Diamba que traz a mistura do reggae roots com o reggae pop, e o guitarrista baiano Sine Calmon. No Parque Ecológico, em Vilas do Atlântico, a Tenda Curumim vai oferecer atrações para a criançada durante todo o dia. Às 15h, as atenções se voltam para a concha acústrica do parque onde o cantor Geraldo Azevedo apresenta sua “Conferência Musicada”.

O domingo (21) começa com homenagens aos vaqueiros com missa, às 11h, na Praça da Matriz, concurso de melhor aboio, melhor berrante, melhor toada, vaqueiro mais encourado, vaqueiro bagaceira e melhor cordel. Quem gosta de uma sofrência vai poder curtir a banda Anjos do Arrocha, a partir das 16h, além de Wilson Aragão e Bonde do Vaqueiro na Praça Martiniano Maia. À noite, na praça da Matriz a programação será encerrada com o esperado show do sambista carioca Diogo Nogueira. Para ter acesso a programação cultural completa acesse o site.

Comente

Be the first to comment on "Lauro de Freitas: Festa Turística Étnica Cultural será aberta nesta sexta (19)"

Deixe uma resposta