Terno de Reis Estrela Dalva anima ruas de Portão

Foto: Lucas Lins/Divulgação

O Terno de Reis Estrela Dalva coloriu as ruas de Portão, em Lauro de Freitas, no início da noite desta sexta-feira (5), repetindo uma tradição de muitas décadas. Acompanhado por um público animado, embalado pelo samba de roda, os personagens evoluíram pelas ruas do bairro, dando vida a uma das mais autênticas manifestações culturais da cidade.

Com cerca de 60 integrantes, o Estrela Dalva é organizado por Dona Aidêe Nascimento, 64 anos, mestra da cultura popular, que há mais de 30 anos se dedica a preservar as expressões culturais da região. “Gosto de dançar, de ensinar essas meninas, de passar para elas o que cada personagem significa. Tudo tem um sentido”, afirma.

Bumba meu boi à frente, o terno subiu a rua principal de Portão, na dança com as burrinhas, floristas e borboletas, a cigana, castanholas e as marisqueiras. Festejo de origem portuguesa, os ternos de Reis lembram a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, em Belém.

Neste sábado, o Centro recebe o Bumba Meu Boi de Dona Badinha, encerrando os festejos dos ternos de reis na cidade. Com cerca de 100 integrantes com idade entre 4 e 101 anos,, é um dos mais antigos grupos culturais da cidade. A concentração está marcada para as 18h, no final de linha do centro.

Comente

Be the first to comment on "Terno de Reis Estrela Dalva anima ruas de Portão"

Deixe uma resposta