Metrô: Estação Aeroporto deve iniciar funcionamento em fevereiro

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Prevista para fevereiro de 2018, a Estação Aeroporto já está pronta para receber o metrô. A primeira viagem de teste do metrô, partindo da Estação Mussurunga até a Estação Aeroporto durou cerca de dez minutos e foi um sucesso.

O trecho entre a Estação Mussurunga, onde a viagem começou, e a Estação Aeroporto tem 3,5 quilômetros. No caminho, foram verificados o funcionamento da rede aérea de energia e outros aspectos técnicos. Agora, faltam terminar as obras complementares e promover a integração do metrô ao sistema de transporte metropolitano.

As vistorias vão seguir até o início da operação comercial, quando será iniciado com o transporte de passageiros beneficiando baianos e turistas, o que pode ampliar a expectativa de usuários para 500 mil por dia. Atualmente, o metrô transporta, diariamente, cerca de 270 mil pessoas.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário alcança os 33 quilômetros de extensão, incluindo 20 estações e oito terminais de integração com ônibus. Os terminais de ônibus Pituaçu e Aeroporto seguem em fase de obras, com previsão para conclusão em janeiro. A Linha 1 é composta por oito estações e em operação e 12 quilômetros, entre as estações da Lapa e Pirajá. A Linha 2, do Acesso Norte ao Aeroporto, inclusive, quando estiver em operação, passará a compreender 21 quilômetros de extensão e 12 estações.

Após o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô. A expectativa do Governo do Estado da Bahia é expandir o sistema metroviário, com a Linha 1 chegando à Águas Claras/Cajazeiras, e a Linha 2 seguindo até a antiga loja Insinuante Lauro de Freitas.

Investimento
Até agora, o projeto do metrô, desde a assinatura do contrato de concessão em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) em 2013, recebeu investimentos na ordem de R$ 5,6 bilhões, valor que inclui obras das Linhas 1 e 2, revitalização de seis trens e sistemas, reforma e ampliação dos terminais de ônibus, aquisição de 34 novos trens, implantação de sistemas, manutenção e operação do Metrô. No auge das obras, o projeto chegou a empregar mais de oito mil trabalhadores diretos, indiretos e terceiros.

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