Prefeitura utiliza máquinas para acelerar limpeza do rio Sapato em Lauro de Freitas

Foto: José Marcelino/Divulgação

O trabalho contínuo, feito manualmente pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da Prefeitura de Lauro de Freitas, para limpeza e retirada de plantas macrófitas aquáticas no rio Sapato ganhou reforço com a aquisição do maquinário específico à manutenção do afluente. Desde o início deste mês homens operam a retroescavadeira nos cinco quilômetros de extensão do manancial que atravessa a cidade, de Ipitanga a Buraquinho. A ação também faz parte do plano de prevenção a alagamentos.

Segundo o gestor da SESP, Renato Braz, as máquinas removem as ilhas formadas no meio do rio que bloqueiam o escoamento das águas e provocam transbordamentos. Além das obras de desassoreamento, foram abertas frentes de trabalho para a revitalização e limpeza das matas ciliciares nas margens dos rios que cortam Lauro de Freitas. “Identificamos 27 pontos críticos propensos a enchentes em períodos de elevadas chuvas na cidade. Este pontos são limpos constantemente e monitorados diariamente”, disse.

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o rio Sapato também recebeu intervenções para remover material sedimentado. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro, nesta operação, realizada no primeiro semestre deste ano, foram retirados 50 mil metros cúbicos de material orgânico. “Encontramos de tudo dentro do rio, desde geladeira a pneus velhos”, contou.

A próxima etapa é a repovoação do Sapato com alevinos, peixes nativos da região. “Os peixamentos também são uma importante forma de divulgar conceitos de educação ambiental com foco na interdependência entre conservação da biodiversidade e qualidade de vida”, informa Braz.

Comente

Be the first to comment on "Prefeitura utiliza máquinas para acelerar limpeza do rio Sapato em Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta