Caravana da Música leva samba chula para Lauro de Freitas

Depois de percorrer seis municípios, a Caravana da Música chegará a Lauro de Freitas, neste sábado (16), com apresentação única do Samba Chula João do Boi, às 16h, na Praça da Matriz. Além do show, gratuito e aberto ao público, será oferecida a oficina Samba no Pé e Samba na Mão, realizada pelos músicos do grupo, na Casa Paroquial Santo Amaro de Ipitanga, das 9h às 12h.

Realizado pela Maré Produções Culturais, com patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Cultura (Secult), o projeto conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Governo do município.

A oficina ministrada pelo Samba Chula João do Boi contará com 30 vagas e é aberta a músicos, estudantes e pessoas interessadas em mergulhar no universo do samba chula e nas raízes da Música Popular Brasileira. Para participar, as pessoas interessadas deverão enviar email, com dados (nome completo, RG, idade) para contato@mareproducoes.com.br

O Caravana da Música já passou por Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Lençóis, Itacaré e Ilhéus. Em janeiro, o projeto passará por Euclides da Cunha, Cachoeira e Santo Amaro, recebendo apresentações de nomes como Bando Velho Chico, Grupo Botequim, Lucas Santtana.

Samba Chula

O Samba Chula João do Boi foi criado em 2015 pelo líder João Saturno, mais conhecido como João do Boi, após deixar o Samba Chula de São Braz, grupo que ele fundou com seu falecido irmão Alumínio em 1995. João do Boi é um dos maiores representantes da tradição oral do Samba de Roda do Recôncavo, que é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, desde 2005. Com seu pandeiro em punho João do Boi e seu grupo entoam um repertório ímpar de chulas autorais e de domínio público que cantam o samba, a viola e a mulher. E também retratam a vida do trabalho da roça e do mar. São chulas lúdicas, piadas e conselhos irônicos, em pequenas parábolas ironizando situações e tragicômicas da vida cotidiana de São Braz, uma vila da cidade de Santo Amaro-Bahia, terra de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Roberto Mendes e outros artistas.

Direto da comunidade de São Braz, em Santo Amaro da Purificação, para o Pelourinho, o Samba Chula João do Boi traz na bagagem um grupo formado por 16 integrantes, entre homens e mulheres, com idades que começam dos 17 e vão até os 77 anos. “Minhas filhas, cunhadas, netas e netos estão aqui comigo ajudando a mostrar nosso samba de raiz, nossa cultura popular”, diz João do Boi, que, na propriedade dos seus 72 anos, fala com convicção que o samba de roda é reconhecido.

Interiorização

Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”.

Comente

Be the first to comment on "Caravana da Música leva samba chula para Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta