Projeto Mais Grafite promove oficina com mulheres assistidas pela Ronda Maria da Penha

Mais Grafismo na Estação da Lapa Projeto Mais Grafismo, vai grafitar pilastras da Estação da Lapa, com simbolos e personalidades da cultura negra. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Neste sábado (25), das 8h às 17h, acontece uma edição especial das oficinas do Projeto Mais Grafite. Com o tema ‘A não violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha’, a atividade vai promover formação teórica e prática para as mulheres assistidas pela Ronda Maria da Penha e jovens estudantes que se destacaram nas oficinas já realizadas pelo projeto, utilizando a arte do grafite para abordar temas sobre violência de gênero.

Sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e com a orientação técnica de profissionais do coletivo de grafiteiros As Donas do Rolê, a nova edição do projeto tem como objetivo envolver as mulheres assistidas pela Ronda Maria da Penha na produção de painel colaborativo, transformando a sede da entidade, no bairro de Periperi, em espaço mais acolhedor. A oficina terá a duração de um dia. Os ensinamentos teóricos serão aplicados no período matutino. À tarde, as mulheres e estudantes de escolas contempladas pelo Mais Grafite realizarão as criações nos muros.

O Mais Grafite tem a proposta de utilizar a arte para dar mais cor e vida à cidade e, ao mesmo tempo, utilizar a linguagem do grafite como elemento de diálogo e expressão dos jovens, especialmente das áreas atendidas pelo programa de promoção da paz social Pacto pela Vida.

Na primeira etapa do projeto, um painel foi produzido no muro do metrô, próximo à Estação Pirajá, com o objetivo de abordar a evolução do transporte urbano na capital baiana. Na segunda etapa, 13 oficinas foram realizadas em comunidades prioritárias do Pacto pela Vida, sempre em escolas da rede pública estadual. A terceira etapa do projeto teve início no último dia 21, com a galeria popular na Estação Nova Lapa, tendo como tema o mês da Consciência Negra.

Comente

Faça sua doação!

Be the first to comment on "Projeto Mais Grafite promove oficina com mulheres assistidas pela Ronda Maria da Penha"

Deixe uma resposta