Educação à Distância e o Profissional do Conhecimento

Quando falamos de tendências, podemos conceituar como eventos que ocorrem e que continuarão a ocorrer diante da dinâmica do MERCADO. Desta forma, organizações e pessoas vislumbram possibilidades, oportunidades e também ameaças, a partir dos novos desafios que essas tendências provocam.

Assim, empresas de fast foods, acompanhando uma sociedade veloz, criam produtos que seguem o mesmo compasso: cardápios individualizados, já prontos para o consumo. Ainda exemplificando, Imobiliárias passam a construir apartamentos pequenos, atendendo a uma nova sociedade: famílias menores ou respeitando a “era da solteirice”.

Desta forma, quem não se adaptar corre o risco de “ficar para trás” e, consequentemente, ser excluído desse MERCADO tão competitivo.
A área EDUCACIONAL não foge à regra. As organizações tendem ao conhecimento intensivo e, assim, a EDUCAÇÃO CONTINUADA é o foco para todo profissional que deseja existir nesse CENÁRIO que o mundo moderno nos apresenta.

E a educação à distância (EAD) é o produto certo para esse novo profissional do conhecimento?

Uma coisa não podemos ter dúvidas, profissionais de sucesso não têm tempo de frequentar uma sala de aula tradicional, não podem seguir horários padrões e nem conseguem se organizar, focando em eventos acadêmicos que exigem calendário fixo.

Precisam estar em viagens, necessitam de flexibilidade de horários e têm compromissos profissionais de última hora. O tempo para eles é um recurso caro altamente negociável.

Sabemos que o avanço tecnológico e a necessidade do mercado provocam o crescimento da EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Hoje, essa modalidade é capaz de trazer a comodidade que muitos profissionais precisam, o equilíbrio entre tempo, distância e gastos financeiros, disponibilizando de uma pedagogia inovadora que concilia: facilidade de aprendizado, interação profissional e qualidade de conteúdo com o respaldo necessário de órgãos oficiais.

É importante também frisar que o EAD também viabiliza a inclusão social. Pessoas que jamais teriam acesso à educação ou que teriam grande dificuldade de conseguir prosseguir nos estudos (pelas limitações físicas), atualmente, já podem optar por essa modalidade.

Diante do exposto, podemos dizer que: talvez a educação a distância não seja o produto certo para toda a sociedade, mas, em muitos casos, é o único e o melhor caminho para uma educação continuada rumo ao sucesso profissional.

Moema Silva, Coordenadora do Polo EAD da Faculdade Uninassau Lauro de freitas (Mestre em Gestão Integrada de Organizações e Pós-graduanda em Metodologia do Ensino à Distância).

Comente

Be the first to comment on "Educação à Distância e o Profissional do Conhecimento"

Deixe uma resposta