Unidade Móvel de Saúde atende mulheres em Lauro de Freitas

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Outubro Rosa, as Secretarias Municipais de Saúde (SESA) e de Politicas para Mulheres (SPM), em parceria com o SESC, trazem a Lauro de Freitas a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Serão realizados exames preventivos (Papanicolau) e mamografias no equipamento que ficará instalado no Complexo de Saúde da Itinga até o dia 29 de janeiro de 2018.

A marcação para o atendimento está sendo realizada na Regulação, a partir desta segunda-feira (02) e os exames começam na quinta-feira (05). As mulheres interessadas nos procedimentos devem levar duas cópias do RG, CPF, Comprovante de endereço e o Cartão do SUS.

Orientações
Para realizar o preventivo (Papanicolau) é importante não manter relação sexual 24h antes da realização do exame, e não utilizar lubrificantes e duchas higiênicas. Para a mamografia é ideal suspender o uso de desodorante, talco ou hidratante nas áreas próximas às mamas, e levar os exames de mamografias anteriores.

A mamografia é direcionada às mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas ou de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. Para o preventivo as mulheres que têm ou tiveram atividade sexual, com idade de 25 e 64 anos.

A Sesa alerta que é muito importante o retorno para retirada dos resultados para ter o controle da saúde das mulheres de Lauro de Freitas e, assim, oferecer ainda mais serviços voltados a esse público. Os resultados serão entregues após 30 dias no Complexo de Saúde.

Comente

Be the first to comment on "Unidade Móvel de Saúde atende mulheres em Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta