Dia das Bruxas além do bem e do mal

Foto: Divulgação

Com a proximidade do Dia das Bruxas, ou “Halloween”, muitas escolas se preparam para essa festa que pouco tem a ver com a cultura regional. Da forma como tem sido evidenciada, a data tende a se tornar mais um culto ao consumismo exagerado, sem contribuir para a formação cultural das crianças.

Em todo caso, é interessante que haja contextualização. Demonizar imagens de monstros e caveiras ligadas ao “Halloween”, com base em preconceitos religiosos ou caça às bruxas, não ajuda a resolver a questão.
Realizada em alguns países de língua anglo-saxônica, a data remete à comemoração de uma noite sagrada, 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

A tradição irlandesa do “Halloween” tem origem nas comemorações celtas pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”. O objetivo é afastar maus espíritos e evitar a maldição de animais e colheitas. Não é por acaso que o Dia de Finados, 2 de novembro, acontece num período próximo.

É importante lembrar que educar também é ajudar a criança a encontrar significado na vida. Entender aspectos da psique humana e seus elementos de luz e sombra, belo e feio, bom e mau, pode ajudar na compreensão sobre as relações interpessoais.

O ser humano deve ser percebido em várias dimensões, não apenas sob a ótica dualista do bem e do mal. O estímulo do desenvolvimento deve envolver aspectos físico, mental, emocional e intuitivo.

A proposta de trabalhar os aspectos transpessoais da educação leva em conta questões como ética, atenção, transformação emocional e motivação. É possível desmistificar a lógica mercantilista do “Halloween” no Brasil. Isso não significa que devemos negar o contexto cultural da festa para outros povos.

Daniella Sinotti é Terapeuta Transpessoal Sistêmica, jornalista e apresentadora de Rádio. Utiliza clinicamente a abordagem da Terapia Transpessoal Sistêmica (TTS), criada por Jordan Campos. Trata-se de uma terapia intensa e com acesso direto aos conteúdos inconscientes, na qual é utilizada a terapia regressiva, reprogramação mental, iridologia, constelação familiar, física quântica e biopsicossomática.
Locais de atendimento: Empresarial Thomé de Souza – SALA 608 – Av. ACM, 3244 Caminho das Árvores – Salvador – BA

Mundo Zen Terezinha Lopes. Condomínio Amsterdam. Lauro de Freitas.

Comente

Be the first to comment on "Dia das Bruxas além do bem e do mal"

Deixe uma resposta