Saneamento e Mobilidade Urbana são debatidos na Câmara de Vereadores

Foto: ASCOM/CMLF

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico foi um dos assuntos abordados na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (5). Os e as parlamentares destacaram a importância da discussão e do projeto, que será encaminhado ao Legislativo, para a saúde pública e o meio ambiente, além de prever mecanismos de controle dos alagamentos.

Para o vereador Roque Fagundes (PT), a discussão, iniciada no primeiro governo de Moema Gramacho e suspensa por questões judiciais agora resolvidas, foi retomada e o governo democrático está ouvindo a população para colher sugestões e elaborar o Projeto de Lei. “Ainda serão feita mais quatro audiências públicas”, completou a presidenta Naide Brito (PT).

A vereadora Luciana Tavares (PCdoB) lembrou que os condomínios antigos da cidade não têm estações de tratamento, a cidade tem apenas 30% de esgotamento e os resíduos são direcionados para os rios. Ela destacou a importância da participação da população. Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o vereador Valmir Sodré (PRB) anunciou que vai convocar uma sessão especial para discutir o projeto.

Mobilidade Urbana
Outro tema levantado na sessão foi a mobilidade urbana e a integração com o metrô, que já entrou em fase de testes até a Estação Mussurunga. Luciana Tavares ressaltou que o modal vai ajudar no deslocamento dos moradores de Lauro de Freitas que precisam se deslocar para a capital, mas demonstrou preocupação com o acesso da população das comunidades mais afastadas da Estrada do Coco. “Esse debate precisa ser ampliado”, conclamou.

Naide Brito destacou a discussão sobre o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que vai dar outra dinâmica ao deslocamento da população do município e lembrou que na semana passada esteve com a prefeita na Estação Aeroporto, que fica no território de Lauro de Freitas. “Em dezembro ela estará pronta”, falou.

Curtas da sessão
O vereador Edivaldo Palhaço (PSB) abriu uma nova sede do Projeto Oportunidade e Ação (OPA), desta vez na Pedrita. O OPA é uma iniciativa do mandato dele, já existe em outra três localidades e tem como objetivo oferecer espaços de lazer e qualificação profissional em comunidades carentes.

A vereadora Mirian Martinez (PSD) anunciou que no próximo dia 9 Lauro de Freitas receberá a “Carreta da Saúde”. Com cinco consultórios, a carreta terá dermatologistas e equipamentos para fazer avaliação e diagnóstico de doenças de pele e ficará estacionada no Restaurante Popular.

A chegada do Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) ao Legislativo foi destacada pela presidenta da Casa, Naide Brito. Ela já solicitou aos técnicos que elaboram o PL, lido na sessão desta terça (5), que vão à Câmara para fazerem uma explicação detalhada aos 17 vereadores e lembrou que a Câmara só entra em recesso depois que aprovar o PPA e o Orçamento.

Comente

Be the first to comment on "Saneamento e Mobilidade Urbana são debatidos na Câmara de Vereadores"

Deixe uma resposta