Base comunitária promove ação social em Itinga

Foto: ASCOM SSP/BA

Os alunos da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga, localizada em Lauro de Freitas, viveram um fim de semana de aventuras, com a realização do terceiro acampamento dos ‘Anjos Marrons’, em Subauma, na região de Entre Rios. Quarenta crianças atendidas pela BCS tiveram contato com a natureza, além de tratarem de primeiros socorros, astronomia, nós, amarras e técnica de rapel e escalada. Também aprenderam a utilizar fogos, fogões e a diferença entre esquentar, iluminar e cozinhar.

A intenção foi colocar em prática os conhecimentos transmitidos pela base sobre a arte de acampar. Os alunos dormiram em barracas e fizeram caminhadas noturnas com olhos vendados, em que a tarefa era aprender a confiar nos colegas. A BCS/Itinga teve o auxílio do grupo ‘Desbravadores da Mata Escura’ e dos pais dos alunos, que acompanharam de perto a aventura.

O curso de arte de acampar, promovido pelo projeto ‘Anjos Marrons’ desde 2015, é ministrado pelo soldado Adriano Pereira de Jesus. Ele comenta que a ideia do acampamento é trabalhar o raciocínio dos alunos, para que eles saibam lidar com mais diversas situações. “O objetivo é ver as crianças se superarem”, afirma.

Adriano explica que notas altas na escola e bom comportamento são condições indispensáveis para participação no acampamento, “exigências que utilizamos como mecanismos para que a meninada se dedique mais aos estudos e seja disciplinada”.

Comente

Be the first to comment on "Base comunitária promove ação social em Itinga"

Deixe uma resposta