Projeto Cultivando Memórias será realizado nesta quarta (31) em Portão

Foto: Adailton Reis

Nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h, a comunidade Escolar do Kleber Pacheco realizará no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão a primeira fase do Projeto: “Cultivando Memórias”. Esse evento, especificamente, será marcado por várias ações socioeducativas como mutirão de limpeza, plantio de mudas nativas, roda de diálogos sobre cultura, educação e juventude, oficina de fotografia, atividades corporais, mostras de vídeos, bem como apresentações de música e dança.

“O nosso objetivo é estimular a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Portão, dessa forma, pretendemos revitalizar uma parte do Terminal Turístico que encontra-se em estado de abandono já há algum tempo por meio de um processo permanente de ocupação cultural. Além disso, introduzimos no currículo escolar conteúdos relacionados a história, cultura e meio ambiente da região. Relacionar conteúdos locais com os saberes disciplinares facilita a aprendizagem significativa”, sinaliza Tássio Revelat, professor de História da unidade escolar e um dos idealizadores da proposta.

Durante o ano letivo, os alunos são sensibilizados a pesquisar e registar informações e conteúdos sobre os aspectos históricos, geográficos e culturais desta comunidade onde muitos residem. O Projeto contará com o apoio da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas (ALALF) e do músico e compositor Edu Casanova. Os acadêmicos irão realizar um recital de poesia, exposição de livros, uma oficina de dança integrativa e iniciar uma campanha inédita na cidade intitulada: “Doe um livro, plante uma árvore e transforme o mundo”.

“Participar desse projeto está sendo muito bom, pois percebemos que podemos mudar a nossa comunidade” Aponta a aluna Bruna Luisa, estudante do Ensino Médio. Segundo a professora de Biologia da Escola, Ana Claúdia Magalhães, é um consenso entre os pesquisadores da Área da Educação Ambiental que o trabalho educacional é essencial e emergencial para conter os desequilíbrios ecológicos, relacionados a conduta humana inadequada e que a escola precisa desenvolver métodos diferentes em busca do desenvolvimento local sustentável.

O desejo de revitalizar o Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão contagiou instituições, grupos culturais e alunos de outras escolas, a exemplo da Escola Ana Lúcia Magalhães e do Centro Educação Paraíso, cujos alunos também irão participar da culminância.

Serviço
O que é? Culminância da primeira fase do Projeto Cultivando Memórias.
Quando? 31 de Maio de 2017 – quarta-feira – das 8h às 16h.
Onde? Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão/ Portão/ Lauro de Freitas.
Realização: Escola Estadual Kleber Pacheco.
Apoio: ALALF- BA; Joanes-Ipitanga; SECULT; EMBASA (IDETEC); Barraca da Gávea

Programação:
8h às 10h – Mutirão de limpeza e Plantio Simbólico
10 h – Oficina básica de Fotografia com Nazaré Araujo
10h:30min – Sarau Lítero- Musical com Josue Ramiro; Raymundo Costa, Tássio Revelat, Edu Casanova / Dramatização com o Pólo de Teatro.
11 h às 12h – Ecologia dos Saberes: Roda de diálogos sobre educação, cultura, meio ambiente e juventude. Participação: membros da ALALF e representantes da APA JOANES IPITANGA E IDETEC (Embasa).
14h às 15h – Apresentação do grupo Impacto Dance (Hip Hop e Dança Afro)
15h às 16h – Apresentação de Boxe Tailandês: Os Samurais ( Equipe de Muay Thai Baron – Alex Ardson)

Comente

Be the first to comment on "Projeto Cultivando Memórias será realizado nesta quarta (31) em Portão"

Deixe uma resposta