No Facebook, Rui massacra Neto e Elinaldo dá uma surra em Caetano

Os sites de redes sociais são importantes indicadores de popularidade e “termômetro” para a política. A partir desta semana, sempre às terças-feiras, o Badogada irá apresentar o desempenho das suas forças políticas de Camaçari no Facebook: o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) e o deputado federal, Luiz Caetano (PT), bem como as duas forças políticas na esfera estadual: o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

Em Camaçari, o “parceiro do povo” deu uma surra no “simpatia da Bahia”. No período de 22 de maio de 2017 a 28 de maio de 2017, Elinaldo registrou 37,8 mil seguidores e Caetano 36,4 mil. A Fan Page do prefeito de Camaçari registrou um crescimento de 0,3% no número de seguidores, enquanto o deputado federal cresceu 0,2%. O demista também postou mais que o deputado federal, 13 posts contra 11, respectivamente.

Duas métricas realmente importam no Facebook: a taxa de envolvimento (que contempla as reações, comentários e compartilhamentos) e a taxa de engajamento. Na taxa de envolvimento, Elinaldo colocou Caetano para comer poeira. A taxa de envolvimento do “parceiro do povo” foi de 4,2 mil contra apenas 1,8 mil do “simpatia da Bahia”. A diferença foi de 2,3 mil interações, mais do que o dobro.

Já na taxa de engajamento, Caetano perde também para Elinaldo, sendo 0,5% contra 0,11%, respectivamente. Não foi avaliado o “sentimento” de cada interação.

Rui x Neto
Mesmo com 204,2 mil seguidores a menos, o governador Rui Costa (PT) massacrou ACM Neto (DEM) no Facebook. A taxa de envolvimento do “Correria” foi 10,1 mil a mais do que a de “Grampinho”. Rui registrou 35,3 mil interações e Neto 25,5 mil.

O petista postou mais conteúdo do que o demista, 28 contra 15, respectivamente. Em relação ao crescimento da página, Rui teve um aumento de 0,3% contra 0,1% de Neto. Não foi avaliado o conteúdo de cada interação.

Rui supera Neto também na taxa de engajamento, tendo 0,13% contra 0,5% de Neto.

Desempenho do Badogada
No mesmo período, o Badogada registrou um crescimento (absoluto) de 0,4% em número de seguidores (superando Rui, Neto, Elinaldo e Caetano).

Foram postados 30 conteúdos, o que gerou uma taxa de envolvimento de 1,3 mil e uma taxa de engajamento de 0,13% (superior a Elinaldo, Neto e Caetano).

 

Yuri Almeida é jornalista, mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Jornalismo Contemporâneo (Unijorge) e Marketing (USP). Atualmente é professor de cursos de pós-graduação, consultor em jornalismo e mídias sociais e editor do site Badogada.

Comente

Be the first to comment on "No Facebook, Rui massacra Neto e Elinaldo dá uma surra em Caetano"

Deixe uma resposta