Oziel copia proposta de Paulinho do Som e vereadores aprovam construção de Hospital Veterinário em Camaçari

Foto: Heriks Trabuco/DICOM/CMC

Em 2011, quando o então vereador Paulinho do Som (PT) propôs a construção de uma clínica para cuidar dos animais de Camaçari, sobretudo os que são abandonados ou pertencentes a donos de baixa renda, a oposição (sobretudo o DEM) e a imprensa zombou da proposta.

Seis anos depois, nesta quinta-feira (16), o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB), apresentou a mesma proposta do ex-edil. A indicação nº 120/2017, apresenta e aprovada por unanimidade pelos vereadores, e é de igual objetivo do projeto apresentado em 2011.

Na época, o então vereador Paulinho do Som, defendeu que a iniciativa iria contribuir para proteção dos animais, além conter riscos de doenças. O responsável pelo animal iria receber orientações necessárias sobre castrações, vacinas e como evitar doenças que possam ser transmitidas para o homem.

O posto seria instalado nas dependências do Centro de Zoonoses do município, com atendimento nos dias e horários pré-definidos. Ainda de acordo com o ex-vereador petista, a ação buscava colaborar para a proteção do animal e reduzir o abandono nas ruas da cidade. “Nossa preocupação é oferecer este serviço gratuito para os moradores, já que uma consulta veterinária é muito cara, explicou na época.


O que chama atenção é que o vereador Jorge Curvelo (DEM), na época utilizou as seguintes palavras para se referir ao projeto: “Espero que isso seja de fato realizado. Porque talvez o prefeito consiga tratar melhor cavalos e burros do que tem tratado o povo de Camaçari nos postos de saúde da prefeitura”, contudo Curvelo recuou e aprovou o projeto na sessão desta quinta-feira (16).

Curiosamente, a saúde de Camaçari está na UTI, com falta de médicos, longas filas para marcação de consultas e exames, falta de medicamentos, unidades de saúde em estado precário e sobre essa situação o vereador Jorge Curvelo não dedicou apenas uma palavra.

Nesta quarta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Camaçari chegou a sediar uma audiência pública sobre a questão da saúde do município e, no dia seguinte, o máximo que o vereador e presidente da Casa Legislativa Oziel Araújo (PSDB) é reembalar um projeto outrora apresentado para a criação de um Hospital Veterinário. Talvez por inexperiência, o novato vereador Flávio Matos (DEM) também apresentou um projeto para criação de um Castramóvel – serviço que circularia pelos bairros de Camaçari efetuando a castração de animais – cabe ressaltar que a matéria também já foi apresentada na antiga legislatura.

O Badogada recomenda aos vereadores que analisem os anais da Casa Legislativa, pois apresentar proposta repetida em nada irá ajudar o município de Camaçari.

Comente

Be the first to comment on "Oziel copia proposta de Paulinho do Som e vereadores aprovam construção de Hospital Veterinário em Camaçari"

Deixe uma resposta