Projeto da vereadora Marta que indica a criação da Política Municipal de Economia Solidária é aprovado pela Câmara

Foto: Divulgação

O projeto de indicação para a criação da Política Municipal de Economia Popular Solidária em Salvador, de autoria da vereadora Marta Rodrigues (PT), foi aprovado, na tarde desta quarta-feira (8), em sessão ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Salvador.

De acordo com a vereadora, o projeto – número 34/2017 – leva em consideração a necessidade de se instituir na capital baiana a autogestão e o cooperativismo como resposta e alternativa ao desemprego, tendo em vista as condições precárias no trabalho, que atingem trabalhadores formais e informais.

“A política de Economia Popular Solidária permite transformações nas relações de produção e ajuda na superação das desigualdades sociais. Espero que o prefeito ACM Neto tenha sensibilidade e institua essa política para tirar Salvador do posto da capital do desemprego com outras formas de empregabilidade e melhores condições aos trabalhadores informais’, afirma a vereadora Marta Rodrigues.

O Projeto prevê a modificação estrutural e conjuntural do trabalho informal por meio do cooperativismo e da autogestão, movimentando a economia pela inserção dos trabalhadores excluídos. “O alto índice de desemprego em Salvador, que atingiu 24,1% em 2016, conforme dados do Dieese, é o maior do país. Precisamos implantar essa política de Economia Solidária e fortalece-la, pois se trata de um instrumento para gerar outras formas de empregabilidade, trazendo benefícios sociais, culturais e ambientais”, destaca a vereadora.

Para Marta Rodrigues, a aprovação do projeto é importante para trazer uma nova dinâmica para o mercado local, combatendo as desigualdades sociais através da inserção do trabalhador em formas de economia alternativa. “A criação dessa Política Municipal é imprescindível para tirar da precariedade a economia informal, que garante atualmente a subsistência e manutenção de milhares de famílias”, ressalta a vereadora.

Com informações da Ascom/Marta Rodrigues

Comente

Be the first to comment on "Projeto da vereadora Marta que indica a criação da Política Municipal de Economia Solidária é aprovado pela Câmara"

Deixe uma resposta