Secretaria de Saúde deixa pacientes TFD sem transporte em Camaçari

Foto: Ascom/Vereador Jackson

Na Secretaria Municipal de Saúde existem 104 motoristas disponíveis para servir ao povo de Camaçari. Contudo, os pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Camaçari estão sofrendo com a falta de cuidado da Prefeitura. Tem casos do motorista levar o paciente e não voltar buscar, veículos sem combustível e (pasmem) dos 104 profissionais apenas um (sim, apenas um) fica com a tarefa pelo transporte dos pacientes TFD.

Para resolver a situação, o vereador Jackson (PT) mediou um diálogo entre os pacientes e o secretário municipal de Saúde, Elias Natan, na tarde desta quinta-feira (19). Na ocasião, os usuários expuseram os transtornos enfrentados devido à ausência do transporte para que possam fazer tratamentos médicos, como hemodiálise, em Salvador. “Meu filho, Yure de 18 anos, faz diálise três vezes na semana na Clinica Nephron, em Itapuã. Certa vez o motorista o levou e não o trouxe para casa e já aconteceu com outros pacientes dele nem aparecer. Isso afeta principalmente os pacientes da tarde e noite”, relatou Valdira Vieira.

“É fundamental que essa questão seja resolvida em caráter emergencial. Porque estes pacientes precisam fazer os procedimentos e carecem do transporte principalmente para retornarem, pois é quando estão mais sensíveis”, pontuou Jackson.

Os pacientes ainda relataram que apenas um motorista faz os roteiros para Salvador e algumas vezes este já alegou que viagens não poderiam ser realizadas devido à falta de combustível. Informações que o secretário afirmou desconhecer. “Sei que temos 104 motoristas lotados na Secretaria da Saúde e é inadmissível que apenas um execute este serviço”, informou e ainda explicou que os veículos contratados recentemente para o serviço estão sendo cadastrados para que possam ser abastecidos e os antigos estão sendo abastecidos normalmente. “Tentaremos regularizar o serviço o mais breve possível”, concluiu.

Comente

Be the first to comment on "Secretaria de Saúde deixa pacientes TFD sem transporte em Camaçari"

Deixe uma resposta