UNIS Metropolitana promove capacitação dos empreendedores em Lauro de Freitas

A Unidades de Inclusão Socioprodutiva (UNIS) Metropolitana realizou nesta sexta-feira (20) o curso de capacitação sobre empreendedorismo, no Centro Social Urbano, localizado no bairro de Portão, em Lauro de Freitas. O evento contou ainda com palestra sobre microcrédito, realizada pelo Desenbahia, e a entrega dos pareceres técnicos para os empreendedores cadastrados no Programa, que é idealizado pelo Governo do Estado e executado pela Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM).

Tatiana Vanderlei, assistente técnica da FLEM no Programa Vida Melhor, explica que o Programa está na etapa de orientações técnicas aos microempreendedores, após ter realizado a mobilização social, atualização cadastral, qualificação e estudo de viabilidade econômica de cada microempreendedor.

De acordo com Ubirajara Souza, coordenador da UNIS Metropolitana, que abrange os municípios de Lauro de Freitas, Camaçari e Dias D’Ávila e já conta com 2.433 empreendedores cadastrados, o Programa tem potencializado as atividades dos trabalhadores, principalmente das mulheres, que correspondem a 95% dos participantes, e movimentado a economia local. “Só em Lauro de Freitas são 1.499 empreendedores cadastrados”, destaca.

Segundo o coordenador da UNIS Metropolitana, em fevereiro haverá uma Feira para que os empreendedores comercializem seus produtos em Lauro de Freitas. Em Dias D’Ávila o Programa auxilia na construção de uma cozinha comunitária.

Programa Vida Melhor
O Programa Vida Melhor do Governo da Bahia é um conjunto de estratégias que busca incluir socioprodutivamente, pelo trabalho decente, pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia com vistas à sua emancipação.

Um dos grandes diferenciais do Programa Vida Melhor é identificar as diferentes modalidades de trabalho e promover ações especificamente direcionadas para empreendimentos da economia popular e solidária, apoiando os produtores individuais, familiares ou associados, tanto nos espaços urbano como rural.

O Programa é direcionado para pessoas prioritariamente inscritas no CadÚnico, na faixa etária de 18 a 60 anos, que estão trabalhando ou procurando trabalho, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. O público prioritário é composto por:

Trabalhadores sem carteira assinada;
Trabalhadores autônomos sem previdência;
Desempregados;
Trabalhadores de empreendimentos populares e solidários;
Agricultores familiares;
Povos e comunidades tradicionais;
Acampados, pré-assentados e assentados da reforma agrária.

O Vida Melhor foi instituído inicialmente pelo Decreto Nº 13.167 de 11 de agosto de 2011 e, posteriormente, autorizado pela Lei Nº 13.460 de 10 de dezembro de 2015.

Comente

Be the first to comment on "UNIS Metropolitana promove capacitação dos empreendedores em Lauro de Freitas"

Deixe uma resposta