Estudantes de Camaçari divulgam carta aberta sobre Transporte Universitário

Foto: Divulgação

Os estudantes da UFBA e IFBA, que residem em Camaçari e estão sem Transporte Universitário desde o dia 5 de janeiro, divulgaram, nesta sexta-feira (13), carta aberta à reitoria da UFBA e a sociedade camaçariense manifestando os problemas enfrentados pelos estudantes.

O Transporte Universitário funciona desde 1999 e nunca, entre uma gestão e outra, deixou de fazer o roteiro, ainda que em condições precárias.

No documento, os estudantes destacam que a atual gestão “não assegurou, priorizou ou satisfez as demandas para uma rápida e emergencial renovação contratual do transporte universitário” e finaliza “entendemos que essa garantia não se trata de um privilégio, e sim de um direito de todos.

Veja a carta aberta na íntegra:

Camaçari, 13 de janeiro de 2017
CARTA ABERTA

À reitoria da UFBA e a toda população da Cidade de Camaçari.

Prezados,

Diante dos problemas enfrentados pelos universitários do município de Camaçari desde o início do ano vigente, em virtude da suspensão do transporte universitário, decidimos registrar aqui a situação de vulnerabilidade que nos encontramos, almejando ressoar a nossa causa á toda comunidade acadêmica e o povo da nossa cidade de Camaçari.

Nós, estudantes da Universidade Federal da Bahia e residentes no município de Camaçari, fomos surpreendidos com a suspensão do transporte universitário no início do ano de 2017, sob a alegação de encerramento do contrato com a empresa prestadora do serviço, o que tem impossibilitado o deslocamento diário dos estudantes (UFBA e IFBA). A gestão do município segue reafirmando a sua impossibilidade para realizar contratação emergencial, o que garantiria a locomoção destes universitários até o município de Salvador, universitários estes, que possuem um calendário acadêmico diferenciado por conta das greves enfrentadas anteriormente.

O fato é que, este serviço está em vigor desde 1999 garantindo a permanência de estudantes desprovidos financeiramente em um espaço acadêmico por vezes tão desigual. Com horários divididos em três turnos (manhã, tarde e noite), o transporte universitário possibilita uma viagem mais segura, sobretudo, aos que frequentam o curso noturno, que em virtude do horário de chegada em Camaçari, se quer dispõem de transporte público dentro do município para deslocamento até as suas residências.

Diante de tudo já citado, a cidade de Camaçari que passa por uma mudança de governabilidade, não assegurou, priorizou ou satisfez as demandas para uma rápida e emergencial renovação contratual do transporte universitário. Não há possibilidades concretas vindas das autoridades responsáveis para aliviar a situação daqueles que não podem pagar para permanecer frequentando as aulas e garantindo presença nos seus respectivos cursos, sem o perigo de perder o semestre por faltas. Entendemos que essa garantia não se trata de um privilégio, e sim de um direito de todos.

Atenciosamente,
Estudantes Universitários de Camaçari

Comente

Be the first to comment on "Estudantes de Camaçari divulgam carta aberta sobre Transporte Universitário"

Deixe uma resposta