Política de formação proposta pelo IAT será apresentada no Piauí

A proposta da nova Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica será apresentada nesta terça-feira (13) durante o Fórum Estadual de Formação de Professores, que tem início nesta segunda-feira (12/12), no Centro de Formação de Professores da Educação Básica – Antonino Freire, em Teresina, no Piauí. A palestra de abertura do evento será proferida pela assessora pedagógica do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Ana Sueli Pinho, que trará o tema “Formação Inicial e Continuada dos Professores da Educação Básica: Avanços históricos e desafios para os próximos anos”.

O Fórum tem como objetivo discutir a formação inicial e continuada, a prática educativa com base no currículo das áreas do conhecimento, com vistas ao desenvolvimento de um projeto permanente de qualificação para os professores da Educação Básica do Estado do Piauí. Participam do encontro, educadores, gestores, estudantes e representantes de instituições educacionais.

Para o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, a participação do Instituto no evento traz uma grande responsabilidade. “Também nos traz a alegria de saber que estamos no caminho certo. Esta participação no encontro, em que vou apresentar a nova política estadual de formação dos profissionais da educação básica, nos traz uma importante responsabilidade e nos coloca como referência em formação para educadores no País”, afirmou o diretor.

A Política Estadual de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica se desdobra em três programas; o de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação; de Tecnologias e Mídias Educacionais e de Pesquisas Inovações Pedagógicas. De acordo com a assessora técnica do IAT, “Esses três programas são interdependentes e complementares, porque entendemos que não é possível pensar uma proposta que não contemple o uso das tecnologias de forma que a gente possa desenvolver uma formação que possibilite, aos profissionais da educação, dialogar com a realidade dos estudantes”, afirmou a assessora técnica do IAT, Ana Sueli Pinho.

Referência
Representantes da Secretaria de Estado de Educação do Piauí visitaram, em março deste ano, o Instituto Anísio Teixeira, quando conheceram os projetos e as linhas de ação para formação de professores na Bahia. O IAT serviu de referência para o aperfeiçoamento do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica – Antonino Freire, que funciona na capital piauiense. “Desta vez estamos levando um novo modelo de formação, uma política estadual que esperamos servir de referência para o Estado do Piauí”, completou Severiano.

Com informações da Ascom/IAT

Comente

Be the first to comment on "Política de formação proposta pelo IAT será apresentada no Piauí"

Deixe uma resposta