Vagas no Primeiro Emprego serão preenchidas a partir do ranking de notas

Ex-alunos serão contactados pelo Governo do Estado | Foto: Yuri Almeida/Badogada

Os ex-alunos de cursos profissionalizantes formados em 2015 serão procurados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), para preencher as vagas do programa Primeiro Emprego, lançado pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (30). Para a seleção, o único critério será o ranking de notas obtidas pelos estudantes no ensino médio.

Inicialmente, são oferecidas 9 mil vagas no serviço público, para os anos de 2017 e 2018, além das vagas ofertadas por empresas da iniciativa privada. Nesta quarta (30), o governador também anunciou o lançamento, em janeiro, do programa Mais Futuro, para concessão de bolsas a universitários que estudam longe de casa.

“Tudo o que nós desejamos é dar oportunidade para a nossa juventude, sinalizar em alto e bom som que tem uma mão estendida do Estado da Bahia para todos os jovens que se dedicarem aos estudos. Nós já temos cerca de 20 empresas com contratos assinados e eu tenho certeza de que daqui a um ano nós bateremos as nossas metas, tanto nas vagas no serviço público como no setor privado”, afirmou Rui.

O secretário da Setre, Álvaro Gomes, ressalta a forma de seleção, feita de acordo com o desempenho escolar. “A relação com o ranking é publicada no Diário Oficial, pela Secretaria da Educação do Estado, e a Setre se encarrega de entrar em contato com todos esses jovens e convocá-los para que eles possam ocupar a vaga”.

Carteira assinada e plano de saúde
Ao conquistar a vaga, intermediada pela Setre, os egressos terão carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado, já as empresas particulares têm a prerrogativa de definir se haverá a continuidade do contrato. A remuneração nas instituições privadas será a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, o contemplado terá salário mínimo, plano de saúde (Planserv) e vale-transporte.

Programa Mais Futuro

Sobre o Mais Futuro, Rui ressaltou que “é um programa para quem está cursando o nível superior. Ele representa uma bolsa de estudos até o quinto semestre, com dois valores. Quem mora a até 100 quilômetros da faculdade vai receber R$ 300 mensais. Quem mora a mais de 100 quilômetros vai receber R$ 600 mensais. E a partir do sexto semestre, sai a bolsa e entra o estágio, onde o jovem vai combinar a remuneração com a aprendizagem”.

Com informações da Secom

Comente

Be the first to comment on "Vagas no Primeiro Emprego serão preenchidas a partir do ranking de notas"

Deixe uma resposta