Debates sobre educação e tecnologia marcam primeiro dia do Inovatec

As inovações pedagógicas e as tecnologias educacionais, bem como suas transformações no processo de ensino e de aprendizagem, foram destacados na abertura do 1º Congresso Baiano de Inovação e Tecnologia na Educação (Inovatec), nesta terça (29), em Salvador. Promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), o encontro reúne mais de 200 pessoas, entre estudantes, educadores, gestores e representantes das instituições de ensino superior, até quarta-feira (30).

O evento está sendo transmitido, a partir do IAT, para todas as 32 salas de videoconferência da Bahia, por meio do Portal da Educação. A palestra ‘Tecnologias participativas e ensino do futuro’, proferida por videoconferência, pelo professor Dr. João Carlos Relvão Caetano, direto da Universidade Aberta de Portugal, abriu a programação, sendo seguida pela palestra ‘Transformações nas formas de ensinar e aprender: das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas’, do professor Dr. Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

A programação ainda incluiu o lançamento do livro ‘Educação a Distância – impacto nos planos profissional e pessoal’, da professora e coordenadora do Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemitec), Letícia Machado, e com mesa-redonda ‘Inovações e Tecnologias na Educação: o que levar para sala de aula?’.

Para o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, é fundamental que estudantes e educadores se apropriem das tecnologias educacionais. “Não podemos pensar numa educação distante da tecnologia. Por isso colocamos em nossa nova política de formação a questão das utilização mídias e tecnologias educacionais na sala de aula”, afirmou. A programação do Inovatec continua a partir das 8h30 desta quarta (30), com palestras, mesas-redondas, exposições e compartilhamento de experiências pedagógicas.

Com informações da Ascom/IAT

Comente

Be the first to comment on "Debates sobre educação e tecnologia marcam primeiro dia do Inovatec"

Deixe uma resposta