Morre Fidel Castro, a personalidade política mais importante do último século

Faleceu na madrugada deste sábado o Comandante da Revolução Fidel Castro Ruz, aos 90 anos. O anúncio foi realizado pelo presidente de Cuba, Raúl Castro. O Conselho de Estado da República de Cuba declara nove dias de Luto Nacional.

 

Fidel Castro foi a personalidade política de maior importância das últimas sete décadas no mundo. Por mais de 60 anos lutou na linha de frente pela indendência de Cuba. Enfrentou com bravura o embargo econômico dos Estados Unidos, o massacre da mídia internacional e tornou Cuba, sem dúvida, um país digno do seu povo.

Íconde da esquerda da Amércia Latina, o guerrilheiro de barba e uniforme verde oliva, que fez uma revolução socialista, marxista-leninista, no dia 1 de janeiro de 1959, à frente do em exército de “barbudos”, derrotou o ditador Fulgêncio Batista, após 25 meses de luta nas montanhas de Sierra Maestra. 

Sob seu comando, Cuba se tornou paradigma da justiça social e da solidariedade para com o Terceiro Mundo, elevando o país à potência mundial no esporte, com os níveis de saúde e educação mais elevados da América Latina.

Como diria, o comandante “Se saio, chego; se chego, entro; se entro, triunfo”.

#HastaSiempreComandante

Comente

Be the first to comment on "Morre Fidel Castro, a personalidade política mais importante do último século"

Deixe uma resposta