Rui é o treinador; Wagner assume a camisa 10

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na metáfora do futebol, o governador Rui Costa agora é apenas o treinador, mas Jaques Wagner veste a camisa 10 e pode decidir a final do campeonato.

Se o resultado das eleições municipais mostraram a derrota do PT, na Bahia e no Brasil, principalmente por erros na condução política, a nomeação do ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner, publicada no Diário Oficial do Estado, deste sábado (19), na gestão Rui Costa é mais uma prova de que governo não vive só da gestão, é preciso jogar o jogo da política.

E se é para vencer a final de campeonato tem que dar a camisa 10 para o craque. É nesse clima – e com essa missão – que Wagner desembarcada – para alegria geral do PT baiano – no governo Rui Costa como Coordenador Executivo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CODES, órgão vinculado ao Gabinete do Governador.

Ao contrário do que divulgaram alguns jornais, o cargo ocupado pelo ex-governador não tem prerrogativa do foro privilegiado, então a sua nomeação não é para “escapar” da Operação Lava Jato, mas sim, salvar o governo Rui Costa e garantir a reeleição do petista em 2018.

A tarefa não será fácil, tendo em vista o crescimento do DEM e PMDB em número de prefeituras em toda Bahia, o fortalecimento de ACM Neto como líder da oposição e a alavancada de Geddel junto ao governo golpista de Temer. Pior ainda é a debandada de prefeitos da base governista de Rui para outras legendas mais próximas ao governo federal, como o PMDB, PP e o DEM. Em tempo de crise, os prefeitos batem na porta do governo com uma xícara na mão e nem com água conseguem sair da Governadoria.

A estratégia do PT é apostar na Agenda Territorial da Bahia (AGE-Ter), que é pensar o desenvolvimento local das regiões no estado. Aí é que entra Wagner e sua capacidade de articulação política, assumir as relações internacionais, com os empresariados e os movimentos sociais.

Na metáfora do futebol, Rui agora é apenas o treinador, mas Wagner é o camisa 10 que pode decidir a partida.

Comente

Be the first to comment on "Rui é o treinador; Wagner assume a camisa 10"

Deixe uma resposta